segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

MacGiver, Agent 007, Tarzan, Índios Brasileiros, Homens das Cavernas, Moradores de Ruas

MacGiver, Agent 007, Tarzan, Índios Brasileiros, Homens das Cavernas, Moradores de Ruas.

Convido a todos leitores a pensar, no que, todos eles tem em comum!
Com as novas tecnologias; o desenvolvimento industrial avançou e para uma melhor distribuição de tarefas, criou-se uma divisão de atividades profissionais e formação técnica desse contingente.

Assim apareceram os especialistas, os profissionais especializados no acendimento dos autofornos, os sapateiros, os marceneiros, etc. etc. etc.

Todos esses técnicos, profissionais, especialistas, se voltaram para contribuir com a melhoria das condições de vida da população.

População que desde os primórdios da existência humana na Terra, sempre se preocupou em poder respirar, comer e se reproduzir.

Nos dias de hoje. Só sobreviver, já não basta mais para os seres humanos.

Entretanto, as novas necessidades da modernidade, como ar-condicionado, celulares, tv, perfumes, desinfetantes, carros, aviões, etc., demandam uma quantidade muito maior de energia e recursos naturais, para serem fabricadas para atenderem às necessidades das pessoas.

E conforme a Lei Natural das Coisas, maior consumo, gera, maior demanda.

Para as crianças que estiverem lendo este texto, quero dizer que se for o maior o consumo de balas e doces pelas crianças, maior será a necessidade de produção de açúcar!

Ou usando um outro exemplo mais atual: quanto maior o consumo de água, mais rápido os reservatórios irão secar, caso não chova com frequência.

Fácil observar, que para haver Harmonia, deve existir um equilíbrio!

Assim, se “produzirmos” uma quantidade maior de profissionais, ou em outras palavras, se “jogarmos” no mercado de trabalho, ou em outras palavras, se formarmos mais profissionais do que o mercado possa absorver, maior será o número de desempregados!

Para as crianças entenderem, podemos dizer que se o papai não tiver um trabalho, para ganhar dinheiro, para pagar o sorvete dela, ela não poderá comprar o mesmo.

Mais uma vez, pode aparecer a dúvida, da seguinte forma: ... se a população cresce, aumenta a demanda, aumenta a necessidade de produção, aumenta a necessidade de contratação de profissionais, aumenta a oferta de empregos, aumenta a necessidade de formação de mão-de-obra, aumenta a oferta em geral, pelo aumento da demanda!

Entretanto, para alimentar essa “cadeia”, ou processo, assim como toda máquina precisa ser alimentada para funcionar, precisamos de energia.

E umas das principais fontes de energia da Terra é o Sol, que tem uma “velocidade de energização” da Terra, através da indústria de matérias primas do campo, as Lavouras, as Plantações.

Resumindo, para podermos alimentar todo a economia da forma que ela precisa, para continuar crescendo, precisaríamos de mais planetas Terra para plantar, para retirar os recursos naturais, minérios, água, mais Sóis.

Como isso não é possível, precisamos nos conscientizar, que precisamos mudar de atitude. Precisamos pensar, sobre como viviam nossos pais, nossos avós, nossos antepassados, precisamos no adequar a nossa nova realidade atual, que requer mais atenção aos nossos gastos.

Precisamos entender melhor, o que é ser “Auto-sustentável”.

Agora, podemos voltar ao nosso questionamento inicial, sobre o que tem em comum aqueles heróis do início do nosso texto (reflexão).

Todos eles tem uma mesma característica, que permite-lhes poder sobreviver, sob as mais diferentes dificuldades que uma pessoa pode encontrar no seu dia a dia. Eles dominam diferentes técnicas ao mesmo tempo.

Aqui, neste ponto, que eu queria chegar e levar uma mensagem de Fé, Força e Foco (esperança), para todos os recém-formados que estão a procura de um estágio ou trabalho, nos dias de hoje (Fev/2016).

Para que procurem ser um “MacGuiver da Vida”, um “Agente 007”, um pouquinho de cada vez. Quem não sabe nadar, pois, que comece a aprender, quem não sabe andar de bicicleta, pois que comece também, ... aprendam a fazer jardinagem, aprendam a ser um pedreiro, encanador, soldador, pescador, velejador, ... aprendam a dirigir um carro,...

Aprendam a olhar a natureza! Ela nos ensina sempre!

Aprendam a ter calma, esperar também!

Observem os pássaros! Eles não tem nomes, nem profissão, e nem mesmo uma casa! ... e assim mesmo, desse jeito, nenhum de nós algum dia encontrou algum pássaro sentado na calçada segurando seu bico e chorando! ... nunca mesmo!

Vamos aprender tudo que pudermos, vamos pesquisar, vamos estudar, vamos fazer, vamos construir, vamos ajudar, vamos ensinar, vamos conversar, vamos ser seres Humanos!

Dedicado aos meus filhos, netos, ex-alunos e estagiários.

By Denis. 02/2016. 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

POUPE LUZ

REGISTRO DE DIREITO AUTORAL NA BIBLIOTECA NACIONAL (desde 1997)



“Poupe Luz”- Controle de Iluminação Predial Automático.

Apresentação


Com o avanço das tecnologias eletrônicas, informática e mecatrônica (robótica), os chamados “prédios inteligentes” passaram a ser uma realidade atualmente.

Nestes “Prédios Inteligentes” é possível obter-se o controle total da energia que é consumida, controle total da iluminação, controle total do acesso, enfim é possível através desses controles, a otimização do controle geral do edifício, reduzindo perdas de energia, diminuindo gastos desnecessários.

Desta maneira, os condôminos só pagam os gastos que realmente são necessários para a manutenção do funcionamento do condomínio residencial que habitam.

Neste sentido,  proporcionamos aos administradores de condomínios residenciais, assessoria em projetos de automatização predial a custos acessíveis e adequados a realidade atual da cidade.

Descrição



O sistema consiste de um conjunto de sensores posicionados próximos aos locais de acesso ou permanência no interior da garagem. Estes sensores detectam a presença de pessoas ou carros em movimento, através da diferença de sinal de luz infravermelha, refletida pelas mesmas e enviam um sinal de comando para o acendimento das lâmpadas locais.

Após tempo determinado, as luzes são desligadas automaticamente por um temporizador do sistema.

O chaveamento das lâmpadas deverá ocorrer em paralelo com os disjuntores já existentes no quadro elétrico do edifício, assim em caso de emergência as luzes poderão ser acionadas manualmente se necessário. Será introduzido um disjuntor adicional para proteção do circuito das lâmpadas e controle.


O circuito de controle/chaveamento das lâmpadas será acondicionado num quadro adicional e instalado em lugar de fácil acesso.