sábado, 30 de novembro de 2019

CONVÊNIO CREA SP  E  MPSP  2019  2020






quinta-feira, 19 de setembro de 2019

ESQUENTANDO AS BATATAS

Acompanhando as notícias de acidentes acontecendo todos os dias em instituições e prédios públicos; eu não poderia ficar alheio... assim:

Sobre situação das instalações elétricas da instituição X

“ESQUENTANDO AS BATATAS” (uma de cada vez)



Ajudar uma instituição filantrópica a regularizar suas instalações elétricas, é uma tarefa parecida com um “slackline”. É caminhar sobre uma linha tênue que separa: de um lado estar ajudando e do outro, estar atrapalhando, o funcionamento regular das atividades de manutenção.
Se você apontar ou levantar todas as falhas, pode até “fechar” o prédio (interditar) ou se você não encontrar uma forma de auxiliar a colocar-se em prática as ações para regularizar as instalações, não proporcionará a segurança necessária ao seu usuários.

- Uma forma viável ; é a de fracionar-se as “não conformidades” e relatar, por exemplo, através de um email ou uma carta, endereçada ao seu contato mais próximo ou acessível na instituição.
Esse contato, vai se reportar ao seu superior imediato, que por sua vez se reportará ao próximo superior e assim sucessivamente, até que enfim, as providências sejam tomadas, para a solução daquele problema, pois, “ninguém” quer ficar segurando a “batata quente”.

A razão dessa iniciativa de “tentar-se” “fazer-se cumprir”, veio à tona, devido os esforços para criar-se alternativas, para aumentar os recursos humanos, (gente para trabalhar), nos trabalhos de consertos/instalações,  na regularização das instalações elétricas.

- uma das opções sugeridas à administração da instituição, foi a de receber estagiários de cursos técnicos e de engenharia, que estivessem para concluir seu cursos, e que precisassem cumprir sua formação acadêmica e pegar seu diploma. Nesse caso, observou-se que, em não havendo pessoal administrativo com essa habilidade, não acontece nada! Simplesmente, dizem que ninguém aceita trabalhar “de graça”!!! (Sinal de que não entenderam nada).

- uma outra opção apresentada, foi a de receber-se voluntários, através do sistema “workaway” ou “backpackers” , em troca de hospedagem/refeições, que ajudassem nos trabalhos. Essa prática é muito utilizada por milhares de instituições, empresas e famílias no mundo todo, mas por falta de divulgação (ensino), não “deu liga” (não pegou) (não entenderam). O que realmente é uma pena, pois, existem milhares de excelentes jovens profissionais em formação e também aposentados, com inúmeras áreas de conhecimento, que poderiam estar trabalhando em prol dessas instituições no Brasil.

- mas por um outro lado (como já é conhecido), Não  existindo um “incêndio” (algo que não possa ser postergado, adiado), pouco ou quase nenhum empenho dos responsáveis da administração, é encontrado, e tudo sempre acaba ficando praticamente do mesmo jeito, com muitas Não conformidades, que podem colocar em risco a segurança de todos funcionários e clientes da instituição.

PS:  ...”uma batata já começou a assar...  e nós...vamos deixar queimar???...”    19/09/2019

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Roubo de Energia Elétrica!


Roubo de Energia Elétrica!




É triste ver pessoas de bem, serem acusadas de um crime, mas é o que aconteceu nessa semana, em uma cidade na região de Campinas SP. ...mas como evitar que uma família inteira passe por esse constrangimento?

 ... 1. Uma avaliação prévia (Vistoria), após a compra do imóvel, com emissão de laudo técnico e sua devida ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Assim, é possível a identificação de alguma adulteração externa do quadro do medidor e sua comunicação à concessionária de energia.

... 2. Uma avaliação (Vistoria) após o auto de infração, para constatar, se a adulteração, é interna ao quadro aonde o medidor fica lacrado, e o proprietário do imóvel não tem acesso para poder ver alguma irregularidade no mesmo.

Consulte sempre seu engenheiro! Evite dores de cabeça! Ele pode fornecer-lhe documentos que facilitarão a atuação do seu advogado em caso de situações desse tipo!

Participamos do convênio CREA SP e Ministério Público como voluntários!

Conte conosco, qualquer que seja você ou sua empresa, a "parte", em alguma ação na justiça! 

Eng. Denis Ronaldo Pinto  CREA 5060545069   www.denisronaldoengenharia.com
F. 19 9 9142 2269  whtat´s


terça-feira, 16 de abril de 2019

SUGGESTIONS FOR PREPARING PROJECT PROPOSALS

SUGGESTIONS FOR PREPARING PROJECT PROPOSALS

What is a project proposal, besides being the first instrument of technical communication with decision makers, is also the basic element of teamwork, seems to be more than a simple, clear and complete change.

There is a document developed during the Course for Project Managers developed by DARH: "Care with the formal presentation of project proposals".

"The proposed Recommendation is based on the analysis of data that is intended to be formally made. Both an analysis and the internal feasibility and opportunity issues of all the information necessary for the preparation of documents. of their subject is in the presentation of serging uses and uses are the sustainable use and the propos of to be adopted.

At the request of an order of compliance for sending a visa application. The language should allow the reader to accurately integrate the proposer's idea. The text should be done on its own, since it is very likely to be a complementary presentation of arguments and explanations, in addition to those contained in the text. Nor should the text be exhaustive and lengthy. Objectivity and ownership are very important for writing a project proposal.

It is convenient to separate the subprojects of projects that imply in a study stage, one being the one related to this stage of the studies. The recommendation is measured the fact that the study will force, to leave, a way out for its deployment or not. Why, if it is not fully implemented, it is clear that the situation arose from that decision.

When the project for presentation in subprojects, it must always guarantee, expressly, an existing relationship between them. Each subproject must be registered according to its relation to the project and its justifications, objectives and results linked to the larger purposes of the project. "

Going beyond the formality of the proposal and considering it as a Working Document that will include other documents, such as Operational Plan, Evaluation Plan, etc., we suggest, for discussion, that a basic model of a project proposal be adopted. , of course, have the options according to the nature of each project) with the following presentation items:

Title

The title should synthesize, in a simple and objective way, the central object of the project.

Synopsis

On many occasions, depending on a design version, this is a very important item. It is the so-called "executive" that synthesizes the information contained in the project as main and more relevant and responds to the more rushed reader, such as:
. What is?
. in what context if situation?
. What problem do you want to solve?
. What will be the main product?
. how long is it going to take?
. how much will it cost?
. will surrender

Background

What is the history of the problem that is worried problems? What actions were taken to resolve the issue?

This item allows the recording of the collected information, in the phase of "problem analysis", that can serve as a subsidy for the guidelines of action without project. This information also substantiates the next item that is justification.

Justification

Why develop the project?

This item can often be added to the previous item. Often the antecedents already amplitude the justification.

General rule of development of a problem-oriented task and information about the importance and ability to act.

It should also contain a contextualisation of the project within the Programs and the General Plan, as well as its relationship with the directives and organizational guidelines of the Division and the institution as a whole.

Goals

Why develop the project?

The objectives and the expectations are clear and succinctly what one tries to reach for a solution of the identified problem.

Obviously, they are fully related to the problem in the Background / Justification items.

Results

This is being shown in the concrete products and concrete levels in the metate them having liquided, always possible in the time time.

Steps / Activities

What to do?

This item should contain the steps and needs of the activities to be carried out in developing a source of human and material resources necessary for each one of them.

Strategies

How to make?

From the steps and activities specified in the previous item in a static way, here it is possible to make explicit the dynamics that are intended to be printed to them in the development of the project.

Resources

With and with whom to do?

In this item must be related all the resources necessary for the development of the project, which are characterized as logistical support indispensable for the execution of all the planning and the achievement of the specified objectives.

They should be carefully related:
.personal (with percentage and time period of involvement);
.permanent material;
.consumables;
.services;
.equipments.

It is appropriate that there is a characterization of the professional profile or training required in the staff list.

Where possible, resources available at the institution should be listed and those that need to be obtained.

When the project implies the request for external financial support, the values to be obtained should be presented as the one that will correspond as a counterpart of the company in the cost of the planned expenses.

Schedule

Closing the proposal, the timeline appears as the final result of specifying the activities, defined strategies and availability of physical, material and human resources.

It should be as detailed as possible, allowing the identification of critical points and, in particular, providing indispensable information for the General Coordination, regarding the periods of allocation of resources.

Este modelo, originalmente em português, foi aplicado pelo nosso coordenador John Flanklin Arce, em um treinamento denominado Gerenciamento por Projetos, no ano de 1984.
Desde então tenho aplicado-o na maioria dos meus planejamentos, aulas, relatórios, laudos, etc.
Sinto-me muito Agradecido ao nosso Mestre Canadense John!!!

NFPA

....a 18 anos atrás... depois de ver as notícias sobre os acidentes com fogos de artifícios na praia, do reveillon no Rio... fizemos uma pesquisa... identificamos uma norma da NFPA sobre o assunto... e encaminhamos para o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro!

...Assim que eu puder vou pesquisar sobre normas para "quebra-Mar" , passarelas em costeira e piers.


segunda-feira, 8 de abril de 2019

Automação Alimentador Prensa Retrofiting Automation Feeder Press Machine NR12

Retrofitting.
The project was, to adapt a press machine, used in jewelry industry.
We used PLC, Electronic Inverters, Motors, Magnetic Switches, Optical Sensors, Ladder Language, etc.
Nowadays, there is a new industry standard, called NR12, that is to guarantee and increasing the machine operators safety.


Retrofitting. O projeto foi, para adaptar uma máquina de prensa, usado na indústria de jóias. Usamos PLC, Inversores Eletrônicos, Motores, Interruptores Magnéticos, Sensores Ópticos, Linguagem Escada, etc. Atualmente, existe um novo padrão industrial, chamado NR12, que é garantir e aumentar a segurança dos operadores das máquinas.











quarta-feira, 27 de março de 2019

Novo Linkedin

LINKEDIN LINK

https://www.linkedin.com/in/denis-ronaldo-pinto-63239667

quarta-feira, 20 de março de 2019

Problemas com Energia Elétrica?

Recentemente, criei um novo hábito, e comecei a publicar algumas respostas à clientes, referentes à consultas de assessoria de engenharia, pois creio que as informações possam ser úteis também para outros administradores de condomínios, empresas e outras instituições, que estejam com algum problema nas instalações elétricas ou excesso de despesas com energia elétrica.

Ok... vamos lá!

Conforme eu já havia adiantado para vc via telefone; a primeira vistoria técnica, deverá ser para levantarmos a situação atual das instalações, como bitola de fios, disjuntores (quadros) internos e da entrada, carga instalada nos aptos e área comum, planta baixa dos aptos (área construída), desenhos de projetos (se existirem), etc.

Normalmente no projeto de instalações, é feito um projeto antes da construção, baseado em uma planta de civil e arquitetuta, que definem os móveis, eletrodomésticos, iluminação, chuveiros, etc. que os aptos vão utilizar. Com esses dados é feito um memorial de cálculo, considerando também os FD fatores de demanda de cada tipo de carga. Esse projeto vai definir a bitola dos cabos, disjuntores, quadro, e finalmente a potência total que cada apto mais área comum, irá demandar.

O total de carga, é declarado para concessionária de energia, que verifica a disponibilidade de energia da rede pública local, e depois qual o tipo de energização, será necessária para o prédio.

Alimentação em tensão secundária ou primária (caso ultrapasse 75 KW).

Nesse ponto, que eu queria chegar!

Se a alimentação passar dos 75 KW, os custos sobem bastante, pois envolvem troca de quadro de entrada, necessidade de transformador... etc.

Desculpe-me se estendi um pouco, mas é para vc poder ter informações suficientes, para informar os condôminos sobre a importância dessa vistoria e análise das instalações, e poder ver tb, que não se trata apenas de segurança das mesmas, mas de envolvimento com a concessionária de energia.

Att. Denis

sábado, 9 de março de 2019

Engineer Responds

Mr. X, owner of an inn, located in Ubatuba; asks about the benefits of naming an engineer, responding technically to a construction site, or renovating, or maintaining or adjusting a building.






Answering the question from Mrs. X, who asked not to be identified; we inform you that some of the benefits that it may have, when advised by an engineer, will be for example the saving of materials in a work, through structural calculations, soil tests and drilling, which may be carried out, before the purchase of the materials and start of services.




News of slabs that collapse or of leaning buildings are frequent, due to lack of study and adequate projects.




What happens is that if before the works was appointed a technical responsible, the owner can hold him and the same engineer should be held liable for damages, civil and criminal if any.






Unfortunately, the owners themselves, in most cases, only value the signature of the engineers, in order to obtain the releases of their works, together with the municipalities.


They forget the important technical guidelines that can be passed on to the executors, on safety procedures such as NR 18, NR 10, etc., which can prevent accidents at work and possible labor actions against the owner of the work.




Taking the opportunity to elaborate this response, for our dear reader; we also commented on a recent similar question:


Asked to put a neighbor on the reason we are renovating the electrical installations of a particular house, which is rented in the season, where the green earth wire was inserted, to be connected to the new plugs. We inform that the procedure was executed, to meet the new requirements of the current legislation. Moreover, this measure of regularization of the electrical installations may also prevent the occurrence of an accident with some guest, who happens to be staying in the said house, and that may even trigger the owner in court.






Many strokes (strokes) occur during the bath of people and are sometimes caused or confused with the lack of proper grounding in the shower.




Timely in our section "The Engineer Responds", we will present how it is a Report of Electrical Installations, what it contemplates ?, its purpose ?, who can elaborate ?, the measurements involved?, ... as is the case of a measurement of ground resistance, to check the maximum ground resistance value in the shower, so that it actually works, and avoid accidents, etc.




We hope we have been able to assist you, through these few lines, and we are at your disposal to resolve any other doubt of the esteemed reader.

O ENGENHEIRO RESPONDE


O Sr. X, proprietário de uma pousada, situada em Ubatuba; pergunta sobre quais os benefícios de nomear-se um engenheiro, para responder tecnicamente por uma obra de construção, ou reforma, ou manutenção ou adequação de um prédio.

Respondendo a pergunta da Sra. X, que pediu para não ser indentificada; informamos que alguns dos benefícios, que ela poderá ter, quando for assessorada por um engenheiro, será por exemplo a economia de materiais em uma obra, através de cálculos estruturais, ensaios de solo e sondagens, que porventura sejam realizados, antes da compra dos materiais e início dos serviços.

São frequentes as notícias de lajes que desabam ou de prédios que se inclinam, devido a falta de estudo e projetos adequados.

O que acontece, é que se antes das obras foi nomeado um responsável técnico, o proprietário poderá responsabilizá-lo e o mesmo engenheiro deverá ser responsabilizado pelos prejuízos, civil e criminalmente se for o caso.

Infelizmente os próprios proprietários, na maioria dos casos, valorizam somente a assinatura dos engenheiros, para conseguirem as liberações de suas obras, junto às prefeituras.
Esquecem das importantes orientações técnicas, que podem ser repassadas aos executores, sobre os procedimentos de segurança das normas tais como NR 18, NR 10, etc., que podem evitar acidentes de trabalho e eventuais ações trabalhistas contra o proprietário da obra.

Aproveitando a oportunidade de elaborar esta resposta, para a nossa querida leitora; comentamos também um recente questionamento semelhante:
Questionado pôr um vizinho, sobre a razão de estarmos reformando as instalações elétricas de uma determinada casa, que é alugada na temporada, aonde foi inserido o fio verde de terra, para ser conectado nas novas tomadas. Informamos que o procedimento fora executado, para atender às novas exigências da legislação vigente. Mais ainda, esta medida de regularização das instalações elétricas, poderá também evitar a ocorrência de algum acidente com algum hóspede, que por ventura, se hospede na referida casa, e que até pode vir a acionar o proprietário na Justiça.

Muitos AVCs (acidentes vasculares) ocorrem durante o banho de pessoas e às vezes são causados ou confundidos com a falta de aterramento adequado no chuveiro.

Oportunamente em nossa secção "O Engenheiro Responde", apresentaremos como é um Laudo de Instalações Elétricas, o que ele contempla?, sua finalidade?, quem pode elaborá-lo?, as medições envolvidas?,... como é o caso de uma medição de resistência de aterramento, para verificar-se o valor máximo de resistência de aterramento no chuveiro, de forma que ele realmente funcione, e evite acidentes, etc.

Esperamos poder tê-la atendido, através destas poucas linhas, e estamos à sua disposição para dirimir qualquer outra dúvida da estimada leitora.