domingo, 22 de maio de 2022

A Força do Trabalho Voluntário/ The Power of Volunteer Work

Uma força de trabalho que não está sendo aproveitada e muito pior ainda, não está sendo valorizada, é a de milhares de jovens récem formados, que precisam concluir seu curso de graduação de engenharia, entre outros, que precisam fazer seus chamados trabalhos de conclusão de curso TCC ou TG trabalho de graduação, além de cumprir valiozas horas de estágio, que podem ser remuneradas ou não.
Uma oportunidade de trabalhar lado a lado com um profissional liberal ou em uma equipe dentro de uma empresa, uma instituição filantrópica, em uma escola, em uma prefeitura, ou ainda, dentro de um hospital, podendo ver e acompanhar todas as diferentes atividades desenvolvidas, com todos os problemas do dia adia, envolvendo equipamentos eletrônicos, laboratórios químicos, e na estruura que alimenta os diferentes insumos que são consumidos nos tratamentos, internações, operações, ... um complexo de encanamentos e fios, que se assemelham ao mesmo complexo de veias e artérias de um corpo humano!
Um Mar de oportunidades de aprendizagem, um complexo real, que dificilmente poderia ser simulado para o ensino e uma melhor assimilação e compreensão, na formação de um profissional competente, a não ser mesmo, através das atividades de estágio.
Para que os estudantes que concluem seus cursos, ter acesso às oportunidades de estágios e também as empresas e instituições sejam atendidas por essa valiosa mão-de-obra nova e abundante, é necessário que seja desenvolvido uma consciência diferente dentro das organizações.
Essa consciência, pode ser alcançada com um treinamento (ou orientação) do pessoal de RH, para que possam fazer a captação dessa mão-de-obra de estagiários.
Uma vez selecionada, uma equipe pode ser formada e organizada, por exemplo um engenheiro estagiário, que auxiliei a supervisão dos outros colegas estagiários, outros dois ou mais estagiários de nível técnico de segundo grau, e outros dois ou mais aprendizes de cursos profissionalizantes de primeiro grau.
Cada um pode informar sua disponibilidade de horário, para participação do projeto ou programa de estágio, de forma voluntária e sem uma remuneração formal.
Essa oportunidade no início da vida profissional do jovem, "não tem preço". Todas as participações desse jovem, podem ser lançadas à partir da página 42 da carteira de trabalho, que serão observadas, em qualquer processo de seleção e recrutamento de uma empresa.
Com certeza deverão ser observadas as condições de seguridade desse jovem, com a contratação de um seguro estágio com validade durante o períodos das atividades profissionais do mesmo.
Finalizo, mencionando que a minha intenção com esse texto, não é ensinar ninguém a contratar um estagiário, pois, não sou a mais competente ou indicada para tal, mas só desejo relembrar algumas atividades que desenvolvi, por mais de 20 anos da minha vida, que hoje me dão uma satisfação e orgulho, de ver muitos dos meus ex-alunos e estagiários estarem trabalhando hoje em dia, e que atualmente ficaria muito feliz em poder aprender mais com eles também.

A workforce that is not being harnessed and much worse, is not being valued, is that of thousands of young graduates, who need to complete their undergraduate engineering course, among others, who need to do their so-called completion work. TCC course or TG undergraduate work, in addition to fulfilling valuable hours of internship, which can be remunerated or not.

An opportunity to work side-by-side with a liberal professional or a team within a company, a philanthropic institution, a school, a city hall, or even within a hospital, being able to see and follow all the different activities developed, with all the problems of the day, involving electronic equipment, chemical laboratories, and the structure that feeds the different inputs that are consumed in the treatments, hospitalizations, operations, ... a complex of pipes and wires, which resemble the same complex of veins and arteries of a human body!
A sea of ​​learning opportunities, a real complex, which could hardly be simulated for teaching and a better assimilation and understanding, in the training of a competent professional, unless even through the training activities.
In order for students who complete their courses, access to internship opportunities and also businesses and institutions to be served by this valuable and abundant new workforce, a different consciousness must be developed within organizations.
This awareness can be achieved through training (or guidance) of HR staff so they can capture the workforce of trainees.
Once selected, a team can be formed and organized, for example a trainee engineer, who assisted the supervision of other fellow trainees, two or more trainees of technical level of second degree, and two or more apprentices of first-level vocational courses degree.
Each one can inform their availability of time, for participation of the project or internship program, voluntarily and without a formal remuneration.
This opportunity at the beginning of the young person's professional life is "priceless." All entries of this young person, can be launched from page 42 of the workbook, which will be observed, in any process of selection and recruitment of a company.
Certainly the safety conditions of this young person should be observed, with the hiring of an internship insurance with validity during the periods of professional activities of the same.
Finally, mentioning that my intention with this text, is not to teach anyone to hire a trainee, because I am not the most competent or indicated, but I only want to remember some activities that I have developed for more than 20 years of my life, which today gives me satisfaction and pride, to see many of my former students and trainees working today, and that I would be very happy to learn more from them today.

terça-feira, 10 de maio de 2022

COMO PODEM OCORRER MUDANÇAS SUSTENTÁVEIS (...ups.. cursinhos de TI não resolvem problemas de Indústria, ref.maio de 2022)


Sobre como podem ocorrer mudanças (reflexão)

Era meados de 1980; todos os dias tínhamos alunos (profissionais da região de campinas.. técnicos, engenheiros, mecânicos, instrumentistas, gerentes..etc), no período noturno, lá na Escola Salesiana São José ETEC – Campinas – SP. Nessa escola funcionava um curso técnico em eletrônica, período integral, que também tive oportunidade de estudar durante 3 anos teórico e um ano de estágio.

Era o começo da “era” digital no Brasil. O conhecimento sobre eletrônica digital foi trazido para nossa escola de Campinas, através de professores de eletrônica do curso de engenharia da UNICAMP, que estiveram fazendo cursos de mestrado e doutorado fora do país.

Nossos principais livros da biblioteca (nossa principal fonte de conhecimento depois dos nossos professores) eram escritos nas línguas inglesa e espanhola.

Uma época “impar” sem igual! Os alunos formandos quando finalizavam seus estudos, podiam optar entre 2..3...4 diferentes empresas para realizarem seus estágios!

Praticamente nessa época, não haviam cursos particulares de engenharia, ainda mais noturno!!!

...mas o que fazia realmente a diferença no treinamento de profissionais da indústria, eram os cursos noturnos!!!

Pequenos módulos criados conforme as necessidades imediatas das empresas da região. Necessidades, que eram identificadas pelos encarregados, supervisores e gerentes, que entravam em contato com nossos coordenadores técnicos Paulão e Celso (Profissionais visionários e competentes que são difíceis de se encontrar hoje em dia).

Módulos em média de 40 horas, que eram desenvolvidas em média de 3 a 4 horas noturnas.

O retorno do investimento desses treinamentos, pelos profissionais envolvidos, era imediato, pois, os profissionais das indústrias podiam rapidamente se atualizarem, no que era considerado o “estado da arte” (últimas novidades eletrônicas lançadas)  , e também principalmente, mantinham os professores (nós), informados sobre as necessidades de capacitação técnica, que a indústria precisava, para receber os desafios (de montagem, programação e manutenção), que vinham com as novas máquinas, computadores, etc , que eram importadas.

Assim, essa reflexão não é apenas “saudosismo”, mas para lembrar, sobre o que pode ser usado para “causar” mudanças significativas, no desenvolvimento técnico nas indústrias, com pequenos investimentos (nos seres humanos), e com um bom retorno de aumento de produção e eficiência, para o progresso local.

Repensar sobre a eficiência (e custos) dos cursos de longo prazo, é necessário!

Reativar aqueles pequenos treinamentos, que tinham uma boa eficiência, também é necessário.

Um outro ponto de vista também sobre o que está acontecendo com a indústria de eletrodomésticos, que deve passar por uma outra mudança, para atender as necessidades atuais, de diminuição de geração de resíduos.

Desta forma, responda a seguinte pergunta:

... se você pudesse consertar sua máquina de lavar ou ventilador, economizando dinheiro e contribuindo para diminuir o lixo gerado, que seria descartado na natureza, você compraria um novo aparelho?

Se a resposta for “sim”, observe que a indústria, poderia mudar o “foco” de produção de aparelhos novos, para a produção de peças de reposição !!!

... e para fazer acontecer... com treinamentos gerados por essas empresas, poderia se criar milhares de novas oportunidades de trabalho, para jovens e adultos desempregados!!!

By Denis (técnico reparador de equipamentos eletrônicos, mecânico, pedreiro, pintor, encanador, serralheiro, pescador, jardineiro, .... professor e engenheiro :)

https://youtu.be/pNCENUfo6Vw


Su come possono verificarsi cambiamenti (riflessione)


 Era la metà degli anni '80;  ogni giorno avevamo studenti (professionisti della regione di Campinas ... tecnici, ingegneri, meccanici, strumentisti, manager ... ecc.), di notte, a Escola Salesiana São José ETEC - Campinas - SP.  In questa scuola, c'era un corso tecnico di elettronica, a tempo pieno, che ho avuto anche l'opportunità di studiare per 3 anni teorici e un anno di stage.

 Fu l'inizio dell'era "digitale" in Brasile.  Le conoscenze sull'elettronica digitale sono state portate nella nostra scuola di Campinas, attraverso insegnanti di elettronica del corso di ingegneria dell'UNICAMP, che stavano frequentando master e corsi di dottorato all'estero.

 I nostri libri principali in biblioteca (la nostra principale fonte di conoscenza dopo i nostri insegnanti) sono stati scritti in inglese e spagnolo.

 Un momento "dispari" unico!  Quando gli studenti diplomati hanno terminato gli studi, hanno potuto scegliere tra 2 ... 3 ... 4 aziende diverse per svolgere i loro stage!

 Praticamente a quel tempo, non c'erano corsi di ingegneria privati, specialmente di notte !!!

 ... ma ciò che ha davvero fatto la differenza nella formazione dei professionisti del settore, sono stati i corsi serali !!!

 Piccoli moduli creati in base alle esigenze immediate delle aziende della regione.  Esigenze, identificate dai responsabili, supervisori e dirigenti, che hanno contattato i nostri coordinatori tecnici Paulão e Celso (professionisti visionari e competenti che oggi sono difficili da incontrare).

 Moduli in media 40 ore, che sono stati sviluppati per una media di 3-4 ore di notte.

 Il ritorno sugli investimenti di questi corsi di formazione, da parte dei professionisti coinvolti, è stato immediato, poiché i professionisti delle industrie potevano rapidamente aggiornarsi, in quello che era considerato lo "stato dell'arte" (ultime notizie elettroniche rilasciate) e, soprattutto, hanno mantenuto gli insegnanti (  noi), informato delle esigenze di formazione tecnica necessarie all'industria per far fronte alle sfide (assemblaggio, programmazione e manutenzione) relative alle nuove macchine, computer, ecc., che sono state importate.

 Quindi, questa riflessione non è solo "nostalgia", ma da ricordare, su ciò che può essere usato per "causare" cambiamenti significativi, nello sviluppo tecnico nelle industrie, con piccoli investimenti (negli esseri umani) e con un buon ritorno in aumento  produzione ed efficienza, per il progresso locale.

 È necessario ripensare l'efficienza (e i costi) dei corsi a lungo termine!

 È inoltre necessario riattivare quei piccoli allenamenti, che avevano una buona efficienza.

 Un altro punto di vista anche su ciò che sta accadendo nel settore degli elettrodomestici, che deve subire un altro cambiamento, per soddisfare le esigenze attuali, per ridurre la generazione di rifiuti.

 Quindi, rispondi alla seguente domanda:

 ... se potessi riparare la lavatrice o il ventilatore, risparmiando denaro e contribuendo a ridurre i rifiuti generati, che verrebbero scartati in natura, compreresti un nuovo apparecchio?

 Se la risposta è "sì", si noti che l'industria potrebbe cambiare il "focus" della produzione di nuovi dispositivi, alla produzione di pezzi di ricambio !!!

 ... e per realizzarlo ... con la formazione generata da queste aziende, si potrebbero creare migliaia di nuove opportunità di lavoro per giovani e adulti disoccupati !!!

 Di Denis (tecnico di riparazione di apparecchiature elettroniche, meccanico, muratore, pittore, idraulico, fabbro, pescatore, giardiniere, .... insegnante e ingegnere :)