sábado, 20 de julho de 2024

PORQUE SUA EMPRESA PRECISA DE UM RESPONSÁVEL TÉCNICO

 #crea #engenharia #mp #mpsp #defensoria #oab #tjsp #bombeiros #defesacivil #pmsp #cau

Responsável técnico é bom para sua empresa e é bom para seu cliente!

Decidi escrever esse artigo, pois é muito comum, encontrarmos “empresas”, trabalhando “às escuras”, dentro de condomínios fechados, dentro de prédios residenciais, etc., que podem estar sujeitas às fiscalizações Federais, e também serem punidas civil e criminalmente, principalmente, quando causarem algum malefício à sociedade.

Ter um responsável técnico pela sua empresa, proporcionará mais segurança nas suas decisões e credibilidade técnica junto aos seus clientes.

Quando você nomeia um responsável técnico pela sua empresa, poderá contar com serviços de assessoria e consultoria (ver contrato de prestação de serviços), que podem ter um custo elevado, quando se contrata um engenheiro exclusivo para trabalhar na sua empresa, entretanto, você pode optar por contratar horas de trabalho desse profissional,  quando precisar para representar sua empresa em reuniões, projetos, visitas a clientes, participação de processo licitatórios, contratações de outros profissionais, treinamento técnico, atendimento de SAC, consultorias on-line, etc.

Fiz uma consulta do documento a seguir, referente à Ementas e Normativos, para destacar alguns pontos importantes da Resolução N° 1.121, mas sugiro a leitura de todo o seu conteúdo.

Segundo a RESOLUÇÃO Nº 1.121, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2019

( https://normativos.confea.org.br/Ementas/Visualizar?id=68720 )

RESOLVE:

Art. 1º Fixar os procedimentos para o registro de pessoas jurídicas, de direito público ou privado, que se organizem para executar obras ou serviços que envolvam o exercício de profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea.

Da Definição e da Obrigatoriedade

Art. 2º O registro é a inscrição da pessoa jurídica nos assentamentos do Crea da circunscrição onde ela inicia suas atividades envolvendo o exercício de profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea.

Art. 3º O registro é obrigatório para a pessoa jurídica que possua atividade básica ou que execute efetivamente serviços para terceiros envolvendo o exercício de profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea.

 

Da Denominação da Pessoa Jurídica

Art. 6° O registro de pessoa jurídica com as qualificações de engenheiro ou de engenheiro agrônomo em sua denominação somente será aceito caso a pessoa jurídica seja composta exclusivamente de profissionais que possuam tais títulos.

Art. 7° A pessoa jurídica de cuja denominação conste as palavras engenharia ou agronomia somente poderá se registrar no Crea caso a maioria do número de diretores ou administradores seja de profissionais registrados nos Creas.

Parágrafo único. Será possibilitado o registro da pessoa jurídica com denominação engenharia ou agronomia quando possuir 2 (dois) diretores ou administradores e um deles for profissional registrado no Sistema Confea/Crea.

 

Seção III

Do Requerimento e Atualização do Registro

Art. 8º O registro deve ser requerido por representante legal da pessoa jurídica.

Art. 9º O requerimento de registro deve ser instruído com:

I - instrumento de constituição da pessoa jurídica, registrado em órgão competente, e suas alterações subsequentes até a data da solicitação do registro no Crea, podendo estas serem substituídas por instrumento consolidado atualizado;

II - número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ;

III - indicação de pelo menos um responsável técnico pela pessoa jurídica;

 

CAPÍTULO III

DO RESPONSÁVEL TÉCNICO

Art. 16. Responsável técnico é o profissional legalmente habilitado e registrado ou com visto que assume a responsabilidade perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e o contratante pelos aspectos técnicos das atividades da pessoa jurídica envolvendo o exercício de profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea.

§1º O responsável técnico deverá fazer parte do quadro técnico da pessoa jurídica, ter atribuições total ou parcialmente compatíveis com o objetivo social da empresa e proceder o registro da respectiva ART de cargo ou função.

§2º Cada pessoa jurídica terá pelo menos um responsável técnico.

§ 3º Nos impedimentos do responsável técnico, a pessoa jurídica deverá designar substituto legalmente habilitado e registrado ou com visto no Crea, enquanto durar o impedimento.

Art. 17. O profissional poderá ser responsável técnico por mais de uma pessoa jurídica.

 

 CAPÍTULO IV

DO QUADRO TÉCNICO

Art. 18. O quadro técnico da pessoa jurídica é formado por profissionais legalmente habilitados e registrados ou com visto no Crea, e deverá ser formalizada por meio do registro da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, conforme resolução específica.

§ 1º Os profissionais que compõem o quadro técnico devem possuir atribuições coerentes com as atividades técnicas da pessoa jurídica quando as referidas atividades envolverem o exercício de profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea.

§ 2º O profissional não pode integrar o quadro técnico na condição de pessoa jurídica.

Art. 19. Será permitido ao profissional fazer parte do quadro técnico de mais de uma pessoa jurídica.

CAPÍTULO V

DA RESPONSABILIDADE PELA EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS

Art. 22. As pessoas jurídicas, as entidades estatais, paraestatais, autárquicas e as de economia mista somente poderão executar as atividades que envolvam o exercício de profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea com a participação efetiva e a autoria declarada de profissional legalmente habilitado e registrado ou com visto no Crea.

 

Concluindo esse artigo, destaco também, experiência e indicação, valem muito comercialmente, mas, Ser um Técnico, ou Responsável Técnico, não é só escrever na lateral do seu carro, ou fazer um anúncio na internet!!!

terça-feira, 16 de julho de 2024

Como um engenheiro da sua equipe pode começar um desenho no autocad

 


Sempre orientei os alunos, técnicos e engenheiros da nossa equipe, começar um desenho novo no autocad, usando um desses arquivos básicos, configurados (limits) para conterem um desenho com escala pré-definida, na área de superfície de papel, nos formatos padrões A4, A3, A2, A1e A0.

Por exemplo: Uma planta de terreno de 10 x 20m, com escala 1:100, utilizando um formato à partir do A4.

À medida que os detalhes ou tamanho da planta for aumentando, passa-se a utilizar um outro formato e ou, aplicando-se o comando SCALE, para ajuste de escala.

Espero poder compartilhar com os colegas engenheiros, essa experiência, com essa prática do dia-a-dia, pois nem sempre, os profissionais da nossa equipe, estão atualizados, com todos os comandos e versões, disponíveis nas plataformas dos autocads.

Na época das pranchetas (“in memoriam”), as empresas, podiam contar com vários profissionais envolvidos com as tarefas de documentação técnica na obra ou na empresa, tais como: desenhista copista, desenhista projetista, ilustrador, etc. Atualmente, com a exigência de rapidez nas respostas, e uso de recursos de softwares/apps, o engenheiro, assim como outros profissionais, que necessitem fazer alguma consulta técnica em desenhos, podem inclusive lançar observações e apontamentos, de forma super eficiente, por eles próprios.


#engineering #engenharia #ingegneria #crea #autocad #autodesk #nanocad #catia #solidworks #dwg #dxf #engenheiros #equipe #treinamento #integracao #integrador

terça-feira, 2 de julho de 2024

Máquinas Pesadas e Gaza e Ucrânia e Trituradora

 



A alguns anos atrás, forneci uma assessoria a uma empresa da indústria de reciclagem, que possuía uma antiga máquina de grande porte, capaz de triturar grandes pedaços de concreto com ferragens. O comando sequencial de acionamento dos motores, solenoides, enfim, todos elementos finais de controle e sensores, da automação, era feito, em sua maioria por contatores e relés.

Recentemente, com o aparecimentos dos conflitos internacionais, aonde encontram-se milhares de toneladas de rejeitos de concreto armado, ricos em materiais, como ferro e outras substâncias, que podem ser recicladas, além da desobstrução de áreas, para recomposição de ruas, estradas e cidades inteiras, acabei lembrando da máquina de grande porte, a qual, pude ter contato.

Assim, observei, que poderia ser uma grande oportunidade, para nossa Indústria Brasileira de Máquinas de Grande Porte, Máquinas Pesadas e também da Automação, envolvendo engenheiros, projetistas e programadores. Oportunidade de ajudar a reconstrução desses países.

Também uma ótima oportunidade, para a criação de treinamentos e mão-de-obra especializada na manutenção dessas máquinas para fornecimento de serviços internacionais. Penso em uma grade curricular, contando inclusive com disciplina nas línguas inglesa e árabe.

Na época, tentei argumentar, fazendo algumas sugestões às pessoas que me procuraram para a assessoria, mas não consegui sensibilizá-las, para ver a oportunidade de nos antecipar e replicar essa máquina, ou pelo menos um projeto de retrofiting, para boas oportunidades futuras de negócios, como estão ocorrendo agora, nesses últimos anos.

Seguem algumas fotos, que pude registrar dessa Máquina.....

#onu #maquinaspesadas #industriamaquinaspesadas #heavymachines #engineering #construction #opportunities #industriabrasileira  #abimaq #ccab #trituradora #fiesp #cni


quarta-feira, 5 de junho de 2024

Dimensionamento de barragens

 Guarda-chuva, chá de hortelã, canja de galinha,... e um pouco de Engenharia, não fazem mal a ninguém!!!


Flow-through dam for flood control

Flow-through Dam for Flood Control Instruction

Flow-through dams (also known as perforated dams) are constructed solely for the purpose of flood control and mitigation of flood risks in downstream communities and ecosystems. Unlike reservoir dams, which are at built primarily for water storage or power generation, the spillway (opening) is built at the same height as the riverbed level, allowing the river to continue its natural flow in normal conditions. When water levels rise above the spillway, the dam restricts the amount flowing through the opening, decreasing peak flood flow. Since flow-through dams minimally affect rivers natural flows, under normal conditions negative environmental and socioeconomic impacts, such as sediment accumulation, restriction of water flow to downstream communities and ecosystems, and breaching during very extreme flood events, can be minimized or avoided altogether.

ctcn.org

https://www.ctc-n.org/technologies/flow-through-dam-flood-control


quinta-feira, 4 de abril de 2024

Agradecimento Especial à SEW do Brasil

 

Agradecimento Especial à SEW do Brasil

Devemos ser humildes, e ter o coração grato, à todas as oportunidades de treinamento que recebemos, ao longa da nossa vida profissional.

Dentre todas as Empresas e Instituições, que recebi Treinamento Técnicos, tais como Festo, Sperry Vickers, Rexroth, Siemens, IBRAPE, Texas Instruments, .... ;  hoje tenho que destacar a formação técnica, que recebi da SEW do Brasil, em meados dos anos 2000.

Foi o treinamento para desempenhar as função de Engenheiro de Aplicação, que na época, fornecia assessoria de engenharia eletrônica, a diversos setores de Grandes Empresas, tais como GoodYear, Nestlé, TRW, .... nos setores de produção e ou manutenção basicamente, que procuravam melhorar ou aperfeiçoar o desempenho de máquinas e ou automação, assim como desenvolver novos projetos de linha de produção e máquinas especiais.

Também fizemos o retrofiting de máquinas, que utilizavam antigos sistemas de medição, usando novos e modernos equipamentos, com custo extremamente mais baixos.

Hoje mesmo, escutando um velho amigo, que informava estar trabalhando na manutenção de um sensor usado em automação, na indústria processo contínuo, lembrei das dezenas de atendimento, que realizamos pela SEW, quando pudemos introduzir novas soluções, não só para acionamento de motores, bem como magníficas aplicações dos produtos SEW, que permitiram até mesmo que empresas ganhassem prêmios em inovação e desempenho de produção, como foi o caso na Nestlé, aonde projetamos um sistema de enchimento de potes de creme, ora acionado pneumaticamente, um sistema do tipo “biela/manivela”, acionado por motor de indução assíncrono trifásico/encoder/Driver vetorial.

Nessa aplicação, me lembro que reduzimos o tempo de enchimento , que era de 2.1, para 1.7 segundos. Esse projeto ficou muito bacana J

Outro projeto bacana, foi na época, em que começaram a falar de “Agricultura de Precisão”, aquela tendência de otimizar os custos na aplicação de defensivos, de forma mais “inteligente”, aplicando em determinada área de terra no campo, exatamente as quantidades certas de produtos químicos, que ora os tratores nas colheitas, já haviam coletado amostras dos solos.

Nesse sistema, utilizamos um Driver SEW (Magnífico), que vinha com um CLP incorporado no mesmo corpo do driver. Esse driver de .01 segundos, permitia transformar um motor trifásico comum, num Gigante, rápido como um Foguete, e com isso, “modulávamos” o acionamento de uma bomba, que podia dosar a vazão na aplicação realizada pelo aviação de pulverização.

Essa última, foi para um projeto de doutoramento de um mestre da UNESP.

São dezenas de aplicações, que posso contar com muito orgulho, mas, com muita gratidão no coração pelo Magnífico Treinamento que recebemos, no Centro de Treinamento da SEW na cidade de Guarulhos.

#sew #sewbrazil #enhenharia #engineering #ingegneria #festo #rexroth #festodidatic #nestle #unesp #denisronaldoengenharia

 

 

Ninguém te fala

 

Ninguém te fala

 

É assim mesmo, ninguém te fala, que a pressão da linha de abastecimento de água, vai às alturas (Brasile).

.. eo que acontece?

Vc se “lasca” todo!!!




Sofri por anos, e acabei fazendo minha própria pesquisa e estudo, sobre as normas referentes ao abastecimento de água nas cidades.

Também fiz amizades com técnicos  das concessionárias de água, que me passaram importantes informações.

Por anos, tive vazamentos em conexões de canos, vazamentos em torneiras, danos em válvulas de caixa acoplada de vaso sanitário, canos que explodiram como bombas, reservatórios que transbordavam porque a válvula/bóia não suportava a pressão (insuportável) da água, enfim, uma série de danos, sofrimentos e o pior, gastos desnecessários com contas de água.

Às vezes ainda tenho problemas com algumas casa, aonde ainda não tive tempo de também instalar uma válvula reguladora de vazão.

Entendam bem, reguladora de pressão, pois as mais comuns são apenas para ajuste de vazão, e pressão é força sobre uma área. E o quer dizer isso?

Significa que uma regulagem para se obter baixa pressão numa tubulação, você pode fazer um teste e fechar a água da saída de uma torneira, com seu próprio polegar! Isso mesmo!!! Parece impossível com a pressão que às vezes encontramos nas as[idas das torneiras, não é?!?!

Esse excesso de Pressão nas linhas das vias públicas, sempre ocorrem, para que a concessionária consiga abastecer consumidores, do outro lado da linha ou da cidades!!!

Isso causa um grande de transtorno para aqueles do começo da linha, aonde a pressão está mais alta!!!

Finalmente!!! Como evitar tudo isso?!:

A maneira mais onerosa (à princípio, mas no final vc vai ter seu investimento de volta), é instalar aquela válvula reguladora de pressão, que tem um custo, que pode variar entre 150 e 250 Reais (30 to 40 USD).

Existem várias marcas e modelos, que podem ser encontradas facilmente pela internet, mas a instalação e regulagem, devem ser feitas preferencialmente, com auxílio de um profissional de engenharia.

Esperamos com essa publicação, poder contribuir não só com a população, mas até mesmo com as concessionária de abastecimento, tem toda uma engenharia empenhada na solução desses problemas, que não são fáceis de resolver, haja vista o crescimento das cidades e as interferências com outros sistemas passando pelos solos nas ruas e calçadas.

Saudações

Eng. Denis.  31/03/2024.

 

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

DISASTERS

DISASTERS  (ref. 2018 let be registered: "Gold Case", to be developed in the future)

Quando decidimos participar do sistema AIS da Marinetraffic como voluntários, não sabíamos dizer exatamente sobre o que seria esse trabalho! ... Deve ter sido intuição mesmo (aquela da mistura da razão e sentimento).

Foi difícil de entender... e também foi difícil de explicar!!! ... mas agora, está ficando cada vez mais fácil de entender e também de explicar a importância das estações AIS na costa Brasileira (mesmo que funcione de forma redundante com o sistema via satélite)

AIS 4148 Maranduba Station    https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/stations/4148

__________________________________________________________________________

 Quando li sobre os cursos de mestrado e doutorado na Nova Zelândia, fiquei pensando, como poderiam ser os desastres naturais e também os que poderiam ser causados pelo homem.

(new zealand disasters scholarships programs for graduation)

http://www.scholars4dev.com/11217/scholarships-in-new-zealand-for-international-students/

https://www.careers.govt.nz/qualifications/view/LI7595/7006#tab_key_information_for_students

... entre outros... para conferir

_________________________________________________________________________

Agora, falando do que realmente interessa, …

A aproximadamente pouco mais de um ano atrás, participei de um processo seletivo, para um cargo (Digital Engineer) nas Nações Unidas, para trabalhar em um projeto, que desenvolveria sistemas de monitoração e controle, de variáveis de “Utilidades” (energia, água, internet, etc..), em campos de refugiados, à princípio, em países da África. Um dos principais testes para classificação, foi o de apresentar uma proposta, para a solução do projeto já mencionado.

Num primeiro momento, a tendência para resolver o problema, seria criar todo um sistema de base de dados, ou focar a solução nos programas de gerenciamento de dados e comunicação; entretanto, essa estrutura toda, seria muito grande e também não seria a atividade fim, que as UN se interessaria em passar a se dedicar (uma questão de lógica). Assim, a resposta para nossa proposta, foi a de focar nos dispositivos de I/O (sensores, e elementos finais), e não no problema de IT!

... e como poderia ser resolvido o problema de IT (The Big One)...???

...” Utilizar um sistema já implantado de forma, não somente continental, mas também, mundial...”...

A utilização do sistema Marinetraffic de monitoramento de embarcações on-line mundial!!!

________________________________________________________________________ 

Qual eletrônica embarcada???

A idéia que tenho, é a de se criar uma norma internacional, que exija equipamentos de medição on-line dos níveis de petróleo transportados e da situação das válvulas/vazão, ou ainda de mais alguma variável, relacionada com a segurança da contenção do produto transportado. Esses sensores gerarão informações a serem transmitidas on-line para estações AIS, e armazenadas localmente nos receptores AIS, nas nuvens, na central da Marinetraffic na Grécia, na embarcação (“como uma caixa preta” de avião), e também uma cópia nas Nações Unidas.

As principais informações das embarcações que navegam o mundo todo, já são obtidas, registradas e transmitidas, via satélite e via estações AIS.

As outras novas variáveis, relacionadas com o carregamento do produto, que no momento, se destaca, o petróleo, facilmente seriam acrescidas, com a adequação dos transmissores AIS embarcados e da conexão dos sinais já disponíveis nos navios, com esses transmissores.

Para mais informações ou detalhes, que porventura se fizerem necessários; os interessados, poderão entrar em contato com o Eng. Denis, pelo site da denisronaldoengenharia.com ou através de algum dos órgão que participamos como voluntários (Defesa Civil, MP SP, Marinetraffic).

Att. Denis

#abin #marinetraffic #disasters #onu #ships #tankers #marinhadobrasil #bolsonaro #brasil #brazil #anp #policiafederal #federalpolice #un