CATALISADORES DE NOVOS NEGÓCIOS
Temos várias secretarias na administração de uma prefeitura...Uma secretaria de fiscalização, poderia funcionar como um “catalisador” de novos negócios nas cidades.
Um poste que está inclinado.
Uma tubulação enferrujada, prestes a estourar.
...
Lembro-me de um acontecimento em um prédio da cidade de São José dos Campos, nos anos 90. Era um final de tarde e eu aguardava o elevador no primeiro andar. Percebi que escorria água pela escada de emergência. Fiquei curioso e passei a seguir o fluxo que vinha de cada vez mais alto. Quando cheguei no penúltimo andar; vi que a água saia pela porta aberta da sala de um apartamento. Parei na entrada e passei a chamar pelos moradores. Uma senhora apareceu desesperada e me disse que seu marido estava tentando “estancar” um vazamento no banheiro.
Pedi permissão para ajudá-lo e entrei imediatamente. Quando cheguei ao banheiro; vi um homem com as mãos toda ensanguentada, tentando encaixar o manípulo botão de acionamento da válvula de descarga. A parte quase externa de encaixe aonde havia rosca, estava bastante cortante e cortou muito as mãos daquele senhor desesperado, que fazia muita força para cessar o vazamento, que era muito intenso, devido o diâmetro da tubulação da prumada.
Não existia um registro dentro do banheiro, que pudesse ser fechado, para a devida manutenção, que o homem tentava realizar. Naquele prédio, só existia um registro geral, para fechar a água daquela prumada de alimentação das válvulas hydra dos apartamentos.
Imediatamente, tive uma idéia de abrir todas as torneiras, e assim aliviar a pressão na válvula de descarga, para que fosse permitido voltar a rosquiar a tampa da válvula na sua sede. Minha idéia deu certo! Ufa !!!
Essa narrativa me veio a mente, pois está relacionada com algo (de ruim), que está prestes a acontecer em um prédio, que acabei de fazer uma vistoria em outro sistema, que não tem nada a ver com hidráulica, mas que eu pude observar e alertar o síndico do referido prédio.
Assim, pensei... se eu posso fazer essa observação do que ocorre ao meu redor, ou posso “prever” coisas ruins que podem acontecer, e esse possível alerta, possa ajudar pessoas, famílias, bairros, cidades, estados, etc. Porque não, esse mesmo tipo de alerta, não poderia ser feito por algum tipo de secretaria de uma prefeitura, ou uma fiscalização por parte do corpo de bombeiros, ou por algum tipo de agência, através de fiscais.
Uma fiscalização, que pode ocorrer, Não para punir, ou cobrar multas, mais sim, para orientar pessoas, a fazerem as coisas de maneira correta, ou para corrigir o que já foi projetado ou danificado pelo tempo.
Essa “fiscalização”, funcionaria como um “anjo da guarda” ** para as pessoas, que poderiam economizar dinheiro, evitando acidentes e talvez até mesmo poupando vidas ou recursos públicos de hospitais, segurança, impostos, etc.
** Nota: ... " para evitar que um navio 😮😳... não derrube uma ponte😮😳... talvez fosse melhor um super-herói como um super-homem !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário