sexta-feira, 15 de abril de 2016

O que é uma ATA?

Precisamos fazer funcionar o que já temos!

Associações, Comissões, Postos de Saúde, etc..se existem!... foram criados para uma finalidade!

Estas instituições, organizações e ou departamentos, um dia demandaram ou ainda demandam recursos, dinheiro público ou tempo de voluntários, que trabalharam, esperando algum resultado!

São como uma máquina ou um carro... precisam de gasolina... precisam de um empurrão... precisam de manutenção... precisam de nossa atenção... para funcionar ou... não parar de funcionar.

Vamos ajudar! Vamos participar! Vamos cobrar!


____________________________________________________________________________


ata1
substantivo feminino
1.    1.
registro ou resenha de fatos ou ocorrências verificadas e resoluções tomadas numa assembleia ou numa reunião de corpo deliberativo ou consultivo de uma agremiação, associação, diretoria, congregação etc.
"livro de atas"
2.    2.
registro escrito de uma obrigação contraída por alguém


O que é uma ATA?


É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias.
Deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.
Para que isso deve ser escrita:

- sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página);

- sem abreviaturas de palavras ou expressões;

- números por extenso;

- sem emendas ou rasuras;

- sem uso de corretivo (tipo erro-ex);

- com emprego do verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo (Exemplo: verbo falar: falou, falaram; verbo discutir: discutiu, discutiram; verbo comentar: comentou, comentaram).

- com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões. Quem redige a Ata não põe os participantes da reunião a falar diretamente, mas faz-se intérprete delas, transmitindo ao leitor o que elas (as pessoas) disseram. (Exemplo: Em vez de "Inicialmente, eu Manuel de Araújo, presidente do Centro, determino a sra. vice-presidente, que apresente o calendário que fizemos para que os presentes o conheçam." Deve ser redigida assim: "Inicialmente o sr. Manuel de Araújo solicitou à vice-presidente, sra. Maria de Souza, que apresentasse o calendário elaborado para que os presentes tivessem seu conhecimento.)"

Se o relator (secretário) cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa digo, como neste exemplo: "Aos dez dias do mês de dezembro, digo, de janeiro, de dois mil e quatro...".

Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo. Exemplo: "Em tempo: Onde se lê senhor janeiro, leia-se fevereiro".


Fonte:  Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário