terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

PONTES CORROSÃO CONCRETO

SOLUÇÃO NÁUTICA APLICADA  NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Constatei que não é adotado uma prática diferenciada, no que se refere as técnicas utilizadas na construção civil nas regiões litorâneas.
Observei também que as patologias nas construções nas regiões litorâneas são mais agressivas, e agravadas principalmente pela ação da maresia e alta umidade do ar.

Na foto seguinte, pode-se observar a ação da maresia em uma escada que foi construida e instalada a aproximadamente, somente 3 anos.

 ...e na foto seguinte... a ação da maresia em um degrau, que recebeu maior umidade e que deveria ter uma maior porosidade ou maior contato com a ferragem interna.

... na foto seguinte, uma manutenção realizada a aproximadamente dois anos, quando apareceu o primeiro problema de corrosão.


A solução adotada, foi através do uso de material semelhante ao utilizado em manutenção de cascos de embarcações de fibra de vidro.

Recentemente, também tivemos um problema sobre a laje, que foi solucionado da mesma maneira, mas infelizmente não tirei fotos ainda.

Até o momento, posso afirmar, que a solução é muito barata e que funciona. Já tinha ouvida falar, mas informalmente, que pode haver um bom "casamento", entre aço/concreto, e outros materiais, mas ainda não tinha comprovado na prática.

Creio que isso possa ser facilmente aplicado à manutenção de lajes, postes, entre outras aplicações semelhantes, com um bom resultado, tendo em vista, que não haja comprometimento da segurança estrutural do conjunto da obra inicial.

Fotos de detalhes de um pedaço da escada corroída. Pode-se observar a marca da onde existia a ferragem que foi corroída, como segue:



By Eng.° Denis  28/02/2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário