quinta-feira, 4 de abril de 2024

Ninguém te fala

 

Ninguém te fala

 

É assim mesmo, ninguém te fala, que a pressão da linha de abastecimento de água, vai às alturas (Brasile).

.. eo que acontece?

Vc se “lasca” todo!!!




Sofri por anos, e acabei fazendo minha própria pesquisa e estudo, sobre as normas referentes ao abastecimento de água nas cidades.

Também fiz amizades com técnicos  das concessionárias de água, que me passaram importantes informações.

Por anos, tive vazamentos em conexões de canos, vazamentos em torneiras, danos em válvulas de caixa acoplada de vaso sanitário, canos que explodiram como bombas, reservatórios que transbordavam porque a válvula/bóia não suportava a pressão (insuportável) da água, enfim, uma série de danos, sofrimentos e o pior, gastos desnecessários com contas de água.

Às vezes ainda tenho problemas com algumas casa, aonde ainda não tive tempo de também instalar uma válvula reguladora de vazão.

Entendam bem, reguladora de pressão, pois as mais comuns são apenas para ajuste de vazão, e pressão é força sobre uma área. E o quer dizer isso?

Significa que uma regulagem para se obter baixa pressão numa tubulação, você pode fazer um teste e fechar a água da saída de uma torneira, com seu próprio polegar! Isso mesmo!!! Parece impossível com a pressão que às vezes encontramos nas as[idas das torneiras, não é?!?!

Esse excesso de Pressão nas linhas das vias públicas, sempre ocorrem, para que a concessionária consiga abastecer consumidores, do outro lado da linha ou da cidades!!!

Isso causa um grande de transtorno para aqueles do começo da linha, aonde a pressão está mais alta!!!

Finalmente!!! Como evitar tudo isso?!:

A maneira mais onerosa (à princípio, mas no final vc vai ter seu investimento de volta), é instalar aquela válvula reguladora de pressão, que tem um custo, que pode variar entre 150 e 250 Reais (30 to 40 USD).

Existem várias marcas e modelos, que podem ser encontradas facilmente pela internet, mas a instalação e regulagem, devem ser feitas preferencialmente, com auxílio de um profissional de engenharia.

Esperamos com essa publicação, poder contribuir não só com a população, mas até mesmo com as concessionária de abastecimento, tem toda uma engenharia empenhada na solução desses problemas, que não são fáceis de resolver, haja vista o crescimento das cidades e as interferências com outros sistemas passando pelos solos nas ruas e calçadas.

Saudações

Eng. Denis.  31/03/2024.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário