quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DAS DOCUMENTAÇÕES TÉCNICAS DE OBRAS E INSTALAÇÕES

(Foto: Sr. Angelo)
Quando vemos ruas alagadas, bueiros transbordando, apagões e falta de água, pode-se ter a certeza de que ali ocorreu, falta de documentação técnica, no início ou no meio ou no fim ou após uma manutenção.
Estamos cansados de ver e sofrer as consequências de obras mal executadas, inacabadas ou mal feitas, e a culpa?!... além da falta de engenharia, falta de documentação técnica e falta de responsável técnico.
Num mundo “moderno” de comunicação instantânea, fotos de alta definição, etc. , é muito triste ver esse mesmo mundo sem engenharia. Decisões importantes para o país e para as futuras gerações, que poderiam ser tomadas, alicerçadas em engenharia, assessoradas por engenheiros, simplesmente são ignoradas ou levianamente deixadas nas mãos de pessoas não habilitadas.
Acredito que à partir do momento que forem responsabilizadas civil, criminalmente e principalmente financeiramente, os responsáveis pela segurança de prédios e instalações, com certeza, as verbas para “obras emergenciais”, vão ser menos necessárias.
A documentação técnica é fundamental para “produção de provas” e nomear os responsáveis por desperdícios e erros cometidos na construção, manutenção e administração de obras.
Lembrando que cabem aos profissionais de engenharia, a habilidade de documentar tecnicamente, caso contrário, deve ser considerado como mera especulação. Também, a elaboração de laudos técnicos, no que se referem a área tecnológica de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica e civil, é exclusiva de responsabilidade e de atribuição dos engenheiros das áreas correspondentes.
Muitas vezes erroneamente, se confundem, pareceres técnicos, desenhos, relatórios e orçamentos, como se fossem projetos e ou laudos. Ai que deve ser identificado, fiscalizado, orientado e se necessário, punir quem se atrever se passar ou agir como engenheiro.
Somente através de documentação técnica e assessorias de engenheiros, os órgãos ou responsáveis  públicos, poderão identificar, planejar e principalmente, prever os corretos investimentos em obras, de forma que  as cidades não fiquem carentes de água, luz e esgotos adequados.
A omissão de documentos técnicos de obras, compromete o planejamento de novas obras.
Numa boa obra, não devem faltar: o(s) responsáveis técnicos, os memoriais descritivos, os projetos (textuais), as planilhas de custos, os memorias de cálculos, os desenhos, as medições, as previsões de expansão e atualizações tecnológicas, etc...ART...etc...
Enfim ... numa boa obra, não pode faltar documentação técnica!!!

Sucesso para Todos e  Boas Obras!

Um comentário: