segunda-feira, 27 de junho de 2022

Ponto de Inflexão

Para uma reflexão... o título: Ponto de inflexão !


Em cálculo diferencial, um ponto de inflexão ou simplesmente inflexão, é um ponto sobre uma curva na qual a curvatura troca o sinal. A curva muda de ter curvatura côncava para cima para concavidade para baixo, ou vice-versa. Wikipédia

O que é ponto de inflexão na vida?
O ponto de inflexão é o momento em que uma decisão que tomamos pode fazer nossa vida pode mudar totalmente de rumo.

Vendo a situação da falta de componentes eletrônicos, tudo indicando ter sido provocada pela pandemia. Fico pensando como ficaria nosso mundo "desenvolvido" com alguma outra pandemia ou algum evento mundial que causasse um estrago um pouco maior!!!

Com certeza voltaríamos a uma situação semelhante meados de 1900 ou pior!

Diante desse atual quadro; não seria mais prudente se pensar em um "Ponto de Infexão" no nível de "informatização", "robotização", "internetização"... das coisas ???

Afinal, somos seres inteligentes ou não?
Vamos continuar serenos dentro dessa "máquina moedora de carne" ou debaixo desse "rolo compressor".

Será essa herança tecnológica, que desejamos deixar para nossos filhos e netos, lembrarem de nós?

Junho 2022

quinta-feira, 9 de junho de 2022

IDENTIFICAÇÃO DO ENGENHEIRO / RESPONSÁVEL TÉCNICO / ART

 Os canais do CREA SP, que podem ser acessados para a confirmação da identificação do engenheiro, são os seguintes:

Site do CREA SP:    www.creasp.org.br

0800:   0800 017 18 11

https://creanet1.creasp.org.br/    para consulta pública



OU CONSULTAR PELA  ART


Por que contratar um profissional registrado


...e também uma Empresa que possua um Engenheiro que responda tecnicamente por ela!!!

https://www.confea.org.br/sociedade/por-que-contratar-um-profissional-registrado

Quando o Confea/Crea registra um profissional ou emite uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, ele está atestando que aquele profissional está apto a realizar obras com a melhor técnica, provendo bem-estar à sociedade. Quando o profissional é registrado, ele está submetido às regras do Sistema Confea/Crea, que estão em consonância com o Código de Ética Profissional. Ser registrado significa que o órgão regulador, Confea/Crea, habilitou aquele profissional para trabalhar na área. Sem o registro, o profissional não consegue emitir a ART.



Empresa

https://www.creasp.org.br/perguntas-frequentes/empresa/


De acordo com aLei Federal nº 5.194/66 , Art. 59 “As firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral, que se organizem para executar obras ou serviços relacionados na forma estabelecida nesta Lei, só poderão iniciar suas atividades depois de promoverem o competente registro nos Conselhos Regionais, bem como o dos profissionais do seu quadro técnico.” Ainda, de acordo com a  Resolução nº 1121/19 Art. 3º “O registro é obrigatório para a pessoa jurídica que possua atividade básica ou que execute efetivamente serviços para terceiros envolvendo o exercício de profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea.”



sábado, 4 de junho de 2022

ECO 92 RJ

 ECO 92 RJ  (...eu estive lá :)  ... aonde se produziu a "Agenda 21"

... conheça um pouco do que foi produzido:

Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada entre os dias 3 e 14 de junho de 1992

Sumário do Documento

Resumo do Documento Agenda 21
da Conferência das Nações Unidas
sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

CAPÍTULO 1Preâmbulo

Seção I - DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS


CAPÍTULO 2
Cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento e políticas internas correlatadas
  • Promoção do Desenvolvimento Sustentável por meio do comércio
  • Estabelecimento de um apoio recíproco entre comércio e meio ambiente
  • Oferta de recursos financeiros suficientes aos países em desenvolvimento
  • Estímulo a políticas econômicas favoráveis ao Desenvolvimento Sustentável.
CAPÍTULO 3
Combate à pobreza
  • Capacitação dos pobres para a obtenção de meios de subsistência sustentáveis.
CAPÍTULO 4
Mudança dos padrões de consumo
  • Exame dos padrões insustentáveis de produção e consumo
  • Desenvolvimento de políticas e estratégias nacionais para estimular mudanças nos padrões insustentáveis de consumo.
CAPÍTULO 5
Dinâmica demográfica e sustentabilidade
  • Desenvolvimento e difusão de conhecimentos sobre os vínculos entre tendências e fatores demográficos e Desenvolvimento Sustentável.
  • Formulação de políticas nacionais integradas para meio ambiente e desenvolvimento, levando em conta tendências e fatores demográficos.
  • Implementação de programas integrados de meio ambiente e desenvolvimento no plano local, levando em conta tendências e fatores demográficos.
CAPÍTULO 6
Proteção e promoção das condições da saúde humana
  • Satisfação das necessidades de atendimento primário da saúde, especialmente nas zonas rurais.
  • Controle das moléstias contagiosas.
  • Proteção dos grupos vulneráveis.
  • O desafio da saúde urbana.
  • Redução dos riscos para a saúde decorrentes da poluição e dos perigos ambientais.
CAPÍTULO 7
Promoção do Desenvolvimento Sustentável dos assentamentos humanos
  • Oferecer a todos habitação adequada
  • Aperfeiçoar o manejo dos assentamentos humanos
  • Promover o planejamento e o manejo sustentáveis do uso da terra.
  • Promover a existência integrada de infra-estrutura ambiental: água, saneamento, drenagem e manejo de resíduos sólidos.
  • Promover sistemas sustentáveis de energia e transporte nos assentamentos humanos.
  • Promover o planejamento e o manejo dos assentamentos humanos localizados em áreas sujeitas a desastres.
  • Promover atividades sustentáveis na indústria da construção.
  • Promover o desenvolvimento dos recursos humanos e da capacitação institucional e técnica para o avanço dos assentamentos humanos.
CAPÍTULO 8
Integração entre meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decisões
  • Integração entre meio ambiente e desenvolvimento nos planos político, de planejamento e de manejo.
  • Criação de uma estrutura legal e regulamentadora eficaz.
  • Utilização eficaz de instrumentos econômicos e de incentivos de mercado e outros.
  • Estabelecimento de sistemas de contabilidade ambiental e econômica integrada.

Seção II - CONSERVAÇÃO E GESTÃO DOS RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO


CAPÍTULO 9
Proteção da atmosfera
  • Consideração das incertezas: aperfeiçoamento da base científica para a tomada de decisões.
  • Promoção do Desenvolvimento Sustentável.
  • Prevenção da destruição do ozônio estratosférico.
  • Poluição atmosférica transfronteiriça.
CAPÍTULO 10
Abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres
  • Abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres.
CAPÍTULO 11
Combate ao desflorestamento
  • Manutenção dos múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, terras florestais e regiões de mata.
  • Aumento de proteção, do manejo sustentável a da conservação de todas as florestas e provisão de cobertura vegetal para as áreas degradadas por meio de reabilitação, florestamento e reflorestamento, bem como de outras técnicas de reabilitação.
  • Promoção de métodos eficazes de aproveitamento e avaliação para restaurar plenamente o valor dos bens e serviços proporcionados por florestas, áreas florestais e áreas arborizadas.
  • Estabelecimento e/ou fortalecimento das capacidades de planejamento, avaliação e acompanhamento de programas, projetos e atividades da área florestal, ou conexos, inclusive comércio e operações comerciais.
CAPÍTULO 12
Manejo de ecossitemas frágeis: a luta contra a desertificação e a seca
  • Fortalecimento da base de conhecimentos e desenvolvimento de sistemas de informação e monitoramento para regiões propensas à desertificação e seca, sem esquecer os aspectos econômicos e sociais desses ecossistemas.
  • Combate à degradação do solo por meio, inter. alia, da intensificação das atividades de conservação do solo, florestamento e reflorestamento.
  • Desenvolvimento e fortalecimento de programas de desenvolvimento integrado para a erradicação da pobreza e a promoção de sistemas alternativos de subsistência em áreas propensas à desertificação.
  • Desenvolvimento de programas abrangentes de antidesertificação e sua integração aos planos nacionais de desenvolvimento e ao planejamento ambiental nacional.
  • Desenvolvimento de planos abrangentes de preparação para a seca e de esquemas para a mitigação dos resultados da seca, que incluam dispositivos de auto-ajuda para as áreas propensas à seca e preparem programas voltados para enfrentar o problema dos refugiados ambientais.
  • Estímulo e promoção da participação popular e da educação sobre a questão do meio ambiente centrados no controle da desertificação e no manejo dos efeitos da seca.
CAPÍTULO 13
Gerenciamento de ecossitemas frágeis: Desenvolvimento Sustentável das montanhas
  • Geração e fortalecimento dos conhecimentos relativos à ecologia e ao Desenvolvimento Sustentável dos ecossistemas das montanhas.
  • Promoção do desenvolvimento integrado das bacias hidrográficas e de meios alternativos de subsistência.
CAPÍTULO 14
Promoção do desenvolvimento rural e agrícola sustentável
  • Revisão, planejamento e programação integrada da política agrícola à luz do aspecto multifuncional da agricultura em especial no que diz respeito à segurança alimentar e ao Desenvolvimento Sustentável.
  • Obtenção da participação popular e promoção do desenvolvimento de recursos humanos para a agricultura sustentável.
  • Melhora na produção agrícola e dos sistemas de cultivo por meio da diversificação do emprego não-agrícola e do desenvolvimento da infra-estrutura.
CAPÍTULO 15
Conservação da Diversidade Biológica
  • Conservação da diversidade biológica.
CAPÍTULO 16
Manejo ambientalmente saudável da biotecnologia
  • Aumento da disponibilidade de alimentos, forragens e matérias-primas renováveis.
  • Melhoria da saúde humana.
  • Aumento da proteção do meio ambiente.
  • Aumento da segurança e desenvolvimento de macanismos de cooperação internacional.
  • Estabelecimento de mecanismos de capacitação para o desenvolvimento e a aplicação ambientalmente saudável de biotecnologia.
CAPÍTULO 17
Proteção de oceanos, de todos os tipos de mares - inclusive mares fechados e semifechados - e das zonas costeiras e proteção. Uso racional e desenvolvimento de seus recursos vivos
  • Gerenciamento integrado e desenvolvimento sustentável das zonas costeiras, inclusive zonas econômicas exclusivas.
  • Proteção do meio ambiente marinho.
  • Uso sustentável e conservação dos recursos marinhos vivos de alto mar.
  • Uso sustentável e conservação dos recursos marinhos vivos sob jurisdição nacional.
  • Análise de incertezas críticas para o manejo do meio ambiente marinho e mudança do clima.
  • Fortalecimento da cooperação e da coordenação no plano internacional, inclusive regional.
  • Desenvolvimento sustentável das pequenas ilhas.
CAPÍTULO 18
Proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos: aplicação de critérios integrados no desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hídricos
  • Desenvolvimento e manejo integrado dos recursos hídricos.
  • Avaliação dos recursos hídricos.
  • Proteção dos recursos hídricos, da qualidade da água e dos ecossistemas aquáticos.
  • Abastecimento de água potável e saneamento.
  • Água e desenvolvimento urbano sustentável.
  • Água para produção sustentável de alimentos e desenvolvimento rural sustentável.
  • Impactos da mudança do clima sobre os recursos hídricos.
CAPÍTULO 19
Manejo ecologicamente saudável das substâncias químicas tóxicas, incluída a prevenção do tráfico internacional ilegal dos produtos tóxicos e perigosos
  • Expansão e aceleração da avaliação internacional dos riscos químicos.
  • Harmonização da classificação e da rotulagem dos produtos químicos.
  • Intercâmbio de informações sobre os produtos químicos tóxicos e os riscos químicos.
  • Implantação de programas de redução dos riscos.
  • Fortalecimento das capacidades e potenciais nacionais para o manejo dos produtos químicos.
  • Prevenção do tráfico internacional ilegal dos produtos tóxicos e perigosos.
CAPÍTULO 20
Manejo ambientalmente saudável dos resíduos perigosos. Incluindo a prevenção do tráfico internacional ilícito de resíduos perigosos
  • Promoção da prevenção e redução ao mínimo dos resíduos perigosos.
  • Promoção do fortalecimento da capacidade institucional do manejo de resíduos perigosos.
  • Promoção e fortalecimento da cooperação internacional para o manejo dos movimentos transfronteriços de resíduos perigosos.
  • Prevenção do tráfico internacional ilícito de resíduos perigosos.
CAPÍTULO 21
Manejo ambientalmente saudável dos resíduos sólidos e questões relacionadas com esgotos
  • Proteção da qualidade e da oferta dos recursos de água doce (18)
  • Promoção do desenvolvimento sustentável dos estabelecimentos humanos (7)
  • Proteção e promoção da salubridade (6)
  • Mudança dos padrões de consumo (4)
CAPÍTULO 22
Manejo seguro e ambientalmente saudável dos resíduos radioativos
  • Promoção do manejo seguro e ambientalmente saudável dos resíduos radioativos.

Seção III - FORTALECIMENTO DO PAPEL DOS GRUPOS PRINCIPAIS


CAPÍTULO 23Preâmbulo
CAPÍTULO 24Ação mundial pela mulher, com vistas a um desenvolvimento sustentável eqüitativo
CAPÍTULO 25A infância e a juventude no desenvolvimento sustentável
  • Promoção do papel da juventude e de sua participação ativa na proteção do meio ambiente e no fomento do desenvolvimento econômico e social.
  • A criança no desenvolvimento sustentável.
CAPÍTULO 26Reconhecimento e fortalecimento do papel das populações indígenas e suas comunidades
CAPÍTULO 27Fortalecimento do papel das Organizações Não-Governamentais: parceiros para um Desenvolvimento Sustentável
CAPÍTULO 28Iniciativas das autoridades locais em apoio à Agenda 21
CAPÍTULO 29Fortalecimento do papel dos trabalhadores e de seus sindicatos
CAPÍTULO 30Fortalecimento do papel do comércio e da indústria
  • Promoção de uma produção mais limpa.
  • Promoção da responsabilidade empresarial.
CAPÍTULO 31A comunidade científica e tecnológica
  • Melhoria da comunicação e cooperação entre a comunidade científica e tecnológica, os responsáveis por decisões e o público.
  • Promoção de códigos de conduta e diretrizes relacionados com ciência e tecnologia.
CAPÍTULO 32Fortalecimento do papel dos agricultores

Seção IV - MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO


CAPÍTULO 33Recursos e mecanismos de financiamento
CAPÍTULO 34Transferência de tecnologia ambientalmente saudável, cooperação e fortalecimento institucional
CAPÍTULO 35A ciência para o Desenvolvimento Sustentável
  • Fortalecimento da base científica para o manejo sustentável.
  • Aumento do conhecimento científico.
  • Melhora da avaliação científica de longo prazo.
  • Aumento das capacidades e potenciais científicos.
CAPÍTULO 36Promoção do ensino, da conscientização e do treinamento
  • Reorientação do ensino no sentido do Desenvolvimento Sustentável
  • Aumento da consciência pública.
CAPÍTULO 37Mecanismos nacionais e cooperação internacional para fortalecimento institucional nos países em desenvolvimento
CAPÍTULO 38Arranjos institucionais internacionais
CAPÍTULO 39Instrumentos e mecanismos jurídicos internacionais
CAPÍTULO 40Informação para a tomada de decisões
  • Redução das diferenças em matérias de dados.
  • Aperfeiçoamento da disponibilidade da informação.

domingo, 22 de maio de 2022

A Força do Trabalho Voluntário/ The Power of Volunteer Work

Uma força de trabalho que não está sendo aproveitada e muito pior ainda, não está sendo valorizada, é a de milhares de jovens récem formados, que precisam concluir seu curso de graduação de engenharia, entre outros, que precisam fazer seus chamados trabalhos de conclusão de curso TCC ou TG trabalho de graduação, além de cumprir valiozas horas de estágio, que podem ser remuneradas ou não.
Uma oportunidade de trabalhar lado a lado com um profissional liberal ou em uma equipe dentro de uma empresa, uma instituição filantrópica, em uma escola, em uma prefeitura, ou ainda, dentro de um hospital, podendo ver e acompanhar todas as diferentes atividades desenvolvidas, com todos os problemas do dia adia, envolvendo equipamentos eletrônicos, laboratórios químicos, e na estruura que alimenta os diferentes insumos que são consumidos nos tratamentos, internações, operações, ... um complexo de encanamentos e fios, que se assemelham ao mesmo complexo de veias e artérias de um corpo humano!
Um Mar de oportunidades de aprendizagem, um complexo real, que dificilmente poderia ser simulado para o ensino e uma melhor assimilação e compreensão, na formação de um profissional competente, a não ser mesmo, através das atividades de estágio.
Para que os estudantes que concluem seus cursos, ter acesso às oportunidades de estágios e também as empresas e instituições sejam atendidas por essa valiosa mão-de-obra nova e abundante, é necessário que seja desenvolvido uma consciência diferente dentro das organizações.
Essa consciência, pode ser alcançada com um treinamento (ou orientação) do pessoal de RH, para que possam fazer a captação dessa mão-de-obra de estagiários.
Uma vez selecionada, uma equipe pode ser formada e organizada, por exemplo um engenheiro estagiário, que auxiliei a supervisão dos outros colegas estagiários, outros dois ou mais estagiários de nível técnico de segundo grau, e outros dois ou mais aprendizes de cursos profissionalizantes de primeiro grau.
Cada um pode informar sua disponibilidade de horário, para participação do projeto ou programa de estágio, de forma voluntária e sem uma remuneração formal.
Essa oportunidade no início da vida profissional do jovem, "não tem preço". Todas as participações desse jovem, podem ser lançadas à partir da página 42 da carteira de trabalho, que serão observadas, em qualquer processo de seleção e recrutamento de uma empresa.
Com certeza deverão ser observadas as condições de seguridade desse jovem, com a contratação de um seguro estágio com validade durante o períodos das atividades profissionais do mesmo.
Finalizo, mencionando que a minha intenção com esse texto, não é ensinar ninguém a contratar um estagiário, pois, não sou a mais competente ou indicada para tal, mas só desejo relembrar algumas atividades que desenvolvi, por mais de 20 anos da minha vida, que hoje me dão uma satisfação e orgulho, de ver muitos dos meus ex-alunos e estagiários estarem trabalhando hoje em dia, e que atualmente ficaria muito feliz em poder aprender mais com eles também.

A workforce that is not being harnessed and much worse, is not being valued, is that of thousands of young graduates, who need to complete their undergraduate engineering course, among others, who need to do their so-called completion work. TCC course or TG undergraduate work, in addition to fulfilling valuable hours of internship, which can be remunerated or not.

An opportunity to work side-by-side with a liberal professional or a team within a company, a philanthropic institution, a school, a city hall, or even within a hospital, being able to see and follow all the different activities developed, with all the problems of the day, involving electronic equipment, chemical laboratories, and the structure that feeds the different inputs that are consumed in the treatments, hospitalizations, operations, ... a complex of pipes and wires, which resemble the same complex of veins and arteries of a human body!
A sea of ​​learning opportunities, a real complex, which could hardly be simulated for teaching and a better assimilation and understanding, in the training of a competent professional, unless even through the training activities.
In order for students who complete their courses, access to internship opportunities and also businesses and institutions to be served by this valuable and abundant new workforce, a different consciousness must be developed within organizations.
This awareness can be achieved through training (or guidance) of HR staff so they can capture the workforce of trainees.
Once selected, a team can be formed and organized, for example a trainee engineer, who assisted the supervision of other fellow trainees, two or more trainees of technical level of second degree, and two or more apprentices of first-level vocational courses degree.
Each one can inform their availability of time, for participation of the project or internship program, voluntarily and without a formal remuneration.
This opportunity at the beginning of the young person's professional life is "priceless." All entries of this young person, can be launched from page 42 of the workbook, which will be observed, in any process of selection and recruitment of a company.
Certainly the safety conditions of this young person should be observed, with the hiring of an internship insurance with validity during the periods of professional activities of the same.
Finally, mentioning that my intention with this text, is not to teach anyone to hire a trainee, because I am not the most competent or indicated, but I only want to remember some activities that I have developed for more than 20 years of my life, which today gives me satisfaction and pride, to see many of my former students and trainees working today, and that I would be very happy to learn more from them today.

terça-feira, 10 de maio de 2022

COMO PODEM OCORRER MUDANÇAS SUSTENTÁVEIS (...ups.. cursinhos de TI não resolvem problemas de Indústria, ref.maio de 2022)


Sobre como podem ocorrer mudanças (reflexão)

Era meados de 1980; todos os dias tínhamos alunos (profissionais da região de campinas.. técnicos, engenheiros, mecânicos, instrumentistas, gerentes..etc), no período noturno, lá na Escola Salesiana São José ETEC – Campinas – SP. Nessa escola funcionava um curso técnico em eletrônica, período integral, que também tive oportunidade de estudar durante 3 anos teórico e um ano de estágio.

Era o começo da “era” digital no Brasil. O conhecimento sobre eletrônica digital foi trazido para nossa escola de Campinas, através de professores de eletrônica do curso de engenharia da UNICAMP, que estiveram fazendo cursos de mestrado e doutorado fora do país.

Nossos principais livros da biblioteca (nossa principal fonte de conhecimento depois dos nossos professores) eram escritos nas línguas inglesa e espanhola.

Uma época “impar” sem igual! Os alunos formandos quando finalizavam seus estudos, podiam optar entre 2..3...4 diferentes empresas para realizarem seus estágios!

Praticamente nessa época, não haviam cursos particulares de engenharia, ainda mais noturno!!!

...mas o que fazia realmente a diferença no treinamento de profissionais da indústria, eram os cursos noturnos!!!

Pequenos módulos criados conforme as necessidades imediatas das empresas da região. Necessidades, que eram identificadas pelos encarregados, supervisores e gerentes, que entravam em contato com nossos coordenadores técnicos Paulão e Celso (Profissionais visionários e competentes que são difíceis de se encontrar hoje em dia).

Módulos em média de 40 horas, que eram desenvolvidas em média de 3 a 4 horas noturnas.

O retorno do investimento desses treinamentos, pelos profissionais envolvidos, era imediato, pois, os profissionais das indústrias podiam rapidamente se atualizarem, no que era considerado o “estado da arte” (últimas novidades eletrônicas lançadas)  , e também principalmente, mantinham os professores (nós), informados sobre as necessidades de capacitação técnica, que a indústria precisava, para receber os desafios (de montagem, programação e manutenção), que vinham com as novas máquinas, computadores, etc , que eram importadas.

Assim, essa reflexão não é apenas “saudosismo”, mas para lembrar, sobre o que pode ser usado para “causar” mudanças significativas, no desenvolvimento técnico nas indústrias, com pequenos investimentos (nos seres humanos), e com um bom retorno de aumento de produção e eficiência, para o progresso local.

Repensar sobre a eficiência (e custos) dos cursos de longo prazo, é necessário!

Reativar aqueles pequenos treinamentos, que tinham uma boa eficiência, também é necessário.

Um outro ponto de vista também sobre o que está acontecendo com a indústria de eletrodomésticos, que deve passar por uma outra mudança, para atender as necessidades atuais, de diminuição de geração de resíduos.

Desta forma, responda a seguinte pergunta:

... se você pudesse consertar sua máquina de lavar ou ventilador, economizando dinheiro e contribuindo para diminuir o lixo gerado, que seria descartado na natureza, você compraria um novo aparelho?

Se a resposta for “sim”, observe que a indústria, poderia mudar o “foco” de produção de aparelhos novos, para a produção de peças de reposição !!!

... e para fazer acontecer... com treinamentos gerados por essas empresas, poderia se criar milhares de novas oportunidades de trabalho, para jovens e adultos desempregados!!!

By Denis (técnico reparador de equipamentos eletrônicos, mecânico, pedreiro, pintor, encanador, serralheiro, pescador, jardineiro, .... professor e engenheiro :)

https://youtu.be/pNCENUfo6Vw


Su come possono verificarsi cambiamenti (riflessione)


 Era la metà degli anni '80;  ogni giorno avevamo studenti (professionisti della regione di Campinas ... tecnici, ingegneri, meccanici, strumentisti, manager ... ecc.), di notte, a Escola Salesiana São José ETEC - Campinas - SP.  In questa scuola, c'era un corso tecnico di elettronica, a tempo pieno, che ho avuto anche l'opportunità di studiare per 3 anni teorici e un anno di stage.

 Fu l'inizio dell'era "digitale" in Brasile.  Le conoscenze sull'elettronica digitale sono state portate nella nostra scuola di Campinas, attraverso insegnanti di elettronica del corso di ingegneria dell'UNICAMP, che stavano frequentando master e corsi di dottorato all'estero.

 I nostri libri principali in biblioteca (la nostra principale fonte di conoscenza dopo i nostri insegnanti) sono stati scritti in inglese e spagnolo.

 Un momento "dispari" unico!  Quando gli studenti diplomati hanno terminato gli studi, hanno potuto scegliere tra 2 ... 3 ... 4 aziende diverse per svolgere i loro stage!

 Praticamente a quel tempo, non c'erano corsi di ingegneria privati, specialmente di notte !!!

 ... ma ciò che ha davvero fatto la differenza nella formazione dei professionisti del settore, sono stati i corsi serali !!!

 Piccoli moduli creati in base alle esigenze immediate delle aziende della regione.  Esigenze, identificate dai responsabili, supervisori e dirigenti, che hanno contattato i nostri coordinatori tecnici Paulão e Celso (professionisti visionari e competenti che oggi sono difficili da incontrare).

 Moduli in media 40 ore, che sono stati sviluppati per una media di 3-4 ore di notte.

 Il ritorno sugli investimenti di questi corsi di formazione, da parte dei professionisti coinvolti, è stato immediato, poiché i professionisti delle industrie potevano rapidamente aggiornarsi, in quello che era considerato lo "stato dell'arte" (ultime notizie elettroniche rilasciate) e, soprattutto, hanno mantenuto gli insegnanti (  noi), informato delle esigenze di formazione tecnica necessarie all'industria per far fronte alle sfide (assemblaggio, programmazione e manutenzione) relative alle nuove macchine, computer, ecc., che sono state importate.

 Quindi, questa riflessione non è solo "nostalgia", ma da ricordare, su ciò che può essere usato per "causare" cambiamenti significativi, nello sviluppo tecnico nelle industrie, con piccoli investimenti (negli esseri umani) e con un buon ritorno in aumento  produzione ed efficienza, per il progresso locale.

 È necessario ripensare l'efficienza (e i costi) dei corsi a lungo termine!

 È inoltre necessario riattivare quei piccoli allenamenti, che avevano una buona efficienza.

 Un altro punto di vista anche su ciò che sta accadendo nel settore degli elettrodomestici, che deve subire un altro cambiamento, per soddisfare le esigenze attuali, per ridurre la generazione di rifiuti.

 Quindi, rispondi alla seguente domanda:

 ... se potessi riparare la lavatrice o il ventilatore, risparmiando denaro e contribuendo a ridurre i rifiuti generati, che verrebbero scartati in natura, compreresti un nuovo apparecchio?

 Se la risposta è "sì", si noti che l'industria potrebbe cambiare il "focus" della produzione di nuovi dispositivi, alla produzione di pezzi di ricambio !!!

 ... e per realizzarlo ... con la formazione generata da queste aziende, si potrebbero creare migliaia di nuove opportunità di lavoro per giovani e adulti disoccupati !!!

 Di Denis (tecnico di riparazione di apparecchiature elettroniche, meccanico, muratore, pittore, idraulico, fabbro, pescatore, giardiniere, .... insegnante e ingegnere :)