Sobre como podem ocorrer mudanças (reflexão)
Era meados de 1980; todos os dias tínhamos alunos (profissionais da região de campinas.. técnicos, engenheiros, mecânicos, instrumentistas, gerentes..etc), no período noturno, lá na Escola Salesiana São José ETEC – Campinas – SP. Nessa escola funcionava um curso técnico em eletrônica, período integral, que também tive oportunidade de estudar durante 3 anos teórico e um ano de estágio.
Era o começo da “era” digital no Brasil. O conhecimento sobre eletrônica digital foi trazido para nossa escola de Campinas, através de professores de eletrônica do curso de engenharia da UNICAMP, que estiveram fazendo cursos de mestrado e doutorado fora do país.
Nossos principais livros da biblioteca (nossa principal fonte de conhecimento depois dos nossos professores) eram escritos nas línguas inglesa e espanhola.
Uma época “impar” sem igual! Os alunos formandos quando finalizavam seus estudos, podiam optar entre 2..3...4 diferentes empresas para realizarem seus estágios!
Praticamente nessa época, não haviam cursos particulares de engenharia, ainda mais noturno!!!
...mas o que fazia realmente a diferença no treinamento de profissionais da indústria, eram os cursos noturnos!!!
Pequenos módulos criados conforme as necessidades imediatas das empresas da região. Necessidades, que eram identificadas pelos encarregados, supervisores e gerentes, que entravam em contato com nossos coordenadores técnicos Paulão e Celso (Profissionais visionários e competentes que são difíceis de se encontrar hoje em dia).
Módulos em média de 40 horas, que eram desenvolvidas em média de 3 a 4 horas noturnas.
O retorno do investimento desses treinamentos, pelos profissionais envolvidos, era imediato, pois, os profissionais das indústrias podiam rapidamente se atualizarem, no que era considerado o “estado da arte” (últimas novidades eletrônicas lançadas) , e também principalmente, mantinham os professores (nós), informados sobre as necessidades de capacitação técnica, que a indústria precisava, para receber os desafios (de montagem, programação e manutenção), que vinham com as novas máquinas, computadores, etc , que eram importadas.
Assim, essa reflexão não é apenas “saudosismo”, mas para lembrar, sobre o que pode ser usado para “causar” mudanças significativas, no desenvolvimento técnico nas indústrias, com pequenos investimentos (nos seres humanos), e com um bom retorno de aumento de produção e eficiência, para o progresso local.
Repensar sobre a eficiência (e custos) dos cursos de longo prazo, é necessário!
Reativar aqueles pequenos treinamentos, que tinham uma boa eficiência, também é necessário.
Um outro ponto de vista também sobre o que está acontecendo com a indústria de eletrodomésticos, que deve passar por uma outra mudança, para atender as necessidades atuais, de diminuição de geração de resíduos.
Desta forma, responda a seguinte pergunta:
... se você pudesse consertar sua máquina de lavar ou ventilador, economizando dinheiro e contribuindo para diminuir o lixo gerado, que seria descartado na natureza, você compraria um novo aparelho?
Se a resposta for “sim”, observe que a indústria, poderia mudar o “foco” de produção de aparelhos novos, para a produção de peças de reposição !!!
... e para fazer acontecer... com treinamentos gerados por essas empresas, poderia se criar milhares de novas oportunidades de trabalho, para jovens e adultos desempregados!!!
By Denis (técnico reparador de equipamentos eletrônicos, mecânico, pedreiro, pintor, encanador, serralheiro, pescador, jardineiro, .... professor e engenheiro :)
https://youtu.be/pNCENUfo6Vw
Su come possono verificarsi cambiamenti (riflessione)
Era la metà degli anni '80; ogni giorno avevamo studenti (professionisti della regione di Campinas ... tecnici, ingegneri, meccanici, strumentisti, manager ... ecc.), di notte, a Escola Salesiana São José ETEC - Campinas - SP. In questa scuola, c'era un corso tecnico di elettronica, a tempo pieno, che ho avuto anche l'opportunità di studiare per 3 anni teorici e un anno di stage.
Fu l'inizio dell'era "digitale" in Brasile. Le conoscenze sull'elettronica digitale sono state portate nella nostra scuola di Campinas, attraverso insegnanti di elettronica del corso di ingegneria dell'UNICAMP, che stavano frequentando master e corsi di dottorato all'estero.
I nostri libri principali in biblioteca (la nostra principale fonte di conoscenza dopo i nostri insegnanti) sono stati scritti in inglese e spagnolo.
Un momento "dispari" unico! Quando gli studenti diplomati hanno terminato gli studi, hanno potuto scegliere tra 2 ... 3 ... 4 aziende diverse per svolgere i loro stage!
Praticamente a quel tempo, non c'erano corsi di ingegneria privati, specialmente di notte !!!
... ma ciò che ha davvero fatto la differenza nella formazione dei professionisti del settore, sono stati i corsi serali !!!
Piccoli moduli creati in base alle esigenze immediate delle aziende della regione. Esigenze, identificate dai responsabili, supervisori e dirigenti, che hanno contattato i nostri coordinatori tecnici Paulão e Celso (professionisti visionari e competenti che oggi sono difficili da incontrare).
Moduli in media 40 ore, che sono stati sviluppati per una media di 3-4 ore di notte.
Il ritorno sugli investimenti di questi corsi di formazione, da parte dei professionisti coinvolti, è stato immediato, poiché i professionisti delle industrie potevano rapidamente aggiornarsi, in quello che era considerato lo "stato dell'arte" (ultime notizie elettroniche rilasciate) e, soprattutto, hanno mantenuto gli insegnanti ( noi), informato delle esigenze di formazione tecnica necessarie all'industria per far fronte alle sfide (assemblaggio, programmazione e manutenzione) relative alle nuove macchine, computer, ecc., che sono state importate.
Quindi, questa riflessione non è solo "nostalgia", ma da ricordare, su ciò che può essere usato per "causare" cambiamenti significativi, nello sviluppo tecnico nelle industrie, con piccoli investimenti (negli esseri umani) e con un buon ritorno in aumento produzione ed efficienza, per il progresso locale.
È necessario ripensare l'efficienza (e i costi) dei corsi a lungo termine!
È inoltre necessario riattivare quei piccoli allenamenti, che avevano una buona efficienza.
Un altro punto di vista anche su ciò che sta accadendo nel settore degli elettrodomestici, che deve subire un altro cambiamento, per soddisfare le esigenze attuali, per ridurre la generazione di rifiuti.
Quindi, rispondi alla seguente domanda:
... se potessi riparare la lavatrice o il ventilatore, risparmiando denaro e contribuendo a ridurre i rifiuti generati, che verrebbero scartati in natura, compreresti un nuovo apparecchio?
Se la risposta è "sì", si noti che l'industria potrebbe cambiare il "focus" della produzione di nuovi dispositivi, alla produzione di pezzi di ricambio !!!
... e per realizzarlo ... con la formazione generata da queste aziende, si potrebbero creare migliaia di nuove opportunità di lavoro per giovani e adulti disoccupati !!!
Di Denis (tecnico di riparazione di apparecchiature elettroniche, meccanico, muratore, pittore, idraulico, fabbro, pescatore, giardiniere, .... insegnante e ingegnere :)