sexta-feira, 6 de outubro de 2023

PARA-RAIOS ATERRAMENTOS LAUDOS TERRÔMETROS MEDIÇOES E CALIBRAÇÕES

...TAMBÉM SÃO NOSSA PRAIA!

VOCÊ TEM PROBLEMAS COM RAIOS?!.... NÃO CULPE SÓ S. PEDRO!

FALE CONOSCO F.  12 9 8121 4728  WHATS



















LAUDOS, RELATÓRIOS E ORÇAMENTOS...

...uma coisa é uma coisa...outra coisa é outra coisa...

"DANDO NOMES AOS BOIS"

Laudo pericial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O laudo pericial é o relato do técnico ou especialista designado para avaliar determinada situação que estava dentro de seus conhecimentos. O laudo é a tradução das impressões captadas pelo técnico ou especialista, em torno do fato litigioso, por meio dos conhecimentos especiais de quem o examinou.
É um dos meios de prova utilizados pelo juiz para proferir a sentença, embora no direito penal brasileiro o juiz não esteja adstrito ao laudo, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo integral ou parcialmente.1 Diante de matéria técnica que exige conhecimentos especializados, o juiz pedirá um laudo ao especialista respectivo. Difere do parecer, que é uma mera resposta à consulta de uma das partes sobre dados pré-existentes. Em suma, é uma opinião especializada de um profissional habilitado sobre matéria fática para solucionar discórdias em discussões judiciais, e pode versar sobre variadas matérias: medicina, engenharia, informática, meio ambiente etc.
O profissional perito judicial, ao produzir seu trabalho para justiça, deve ser meticuloso no desempenho de suas atividades. Não deve agir de forma parcial ou com senso comum, ele deve agir imparcialmente em sua análise e na elaboração de seu laudo. O profissional perito deve se policiar nos estudos do caso tratado para que finalize o laudo pericial com pleno êxito, pois mesmo sendo um trabalho bem feito, haverá sempre alguém que irá contestá-lo, querendo assim impugná-lo. Porém, sendo o trabalho pericial consubstanciado em prova robusta e estribado na legislação aplicada ao caso, certamente que será um laudo pericial conclusivo e enfático na lide tratada nos autos.


Laudo Elétrico

É o termo utilizado para designar o Laudo Técnico das Instalações Elétricas. O Laudo elétrico é um tipo de laudo pericial que trata dos aspectos técnicos envolvidos numa instalação elétrica.
O Laudo Elétrico é atualmente exigido no Brasil por diversas instância do poder público, por certificadoras e por companhias de seguro para atestar a conformidade das Instalações Elétricas residenciais, comerciais e industriais.
Alguns dos órgãos que podem exigir um Laudo Elétrico são: - Ministério do Trabalho e Emprego, através da sua norma regulamentadora NR-10 - Corpo de Bombeiros - Prefeitura Municipal - Certificadoras ISO 18000 - Seguradoras
O Laudo Elétrico deve ser emitido por um Engenheiro Eletricista com base em inspeções e medições realizadas nas instalações elétricas, à luz dos requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
As normas mais comuns que devem ser objeto de confrontação são: NBR 5410, NBR 14039, NBR 600439, NBR 5413, NBR 5419, NBR 60079.
Um Laudo Elétrico só tem validade legal se assinada por Engº Eletricista registrado no CREA e houver o recolhimento de uma ART - Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao [CREA] - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.
Como trata da Segurança que pode afetar a vida e o patrimônio das pessoas e empresas, apenas profissionais com larga experiência devem emitir um Laudo.
Um Laudo Elétrico deve considerar os aspectos técnicos (conformidade com as normas técnicas), jurídicos (Leis e normas), de proteção contra incêndio e de segurança aos trabalhadores e usuários de eletricidade.



RELATÓRIO

Um relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento.
Quando se trata de um trabalho acadêmico, pode ser elaborado com referência a pesquisa original, ou apresentar estudo bibliográfico. Visa comumente apresentar o andamento de trabalhos junto a órgãos financiadores e fiscalizadores, pode ser etapa de estágio ou pesquisa. Nesse caso, é submetido às comissões e conselhos dos órgãos competentes, ou do evento, que decidem sobre o mérito.
Normalmente utiliza-se formatação padronizada, o que no entanto pode ser flexibilizado caso o âmbito do mesmo seja interno ao setor executante ou grupo a que este último pertence.
A dificuldade na criação de um relatório, é normalmente proporcional à complexidade e amplitude do assunto abordado. Em situações deste tipo, criar sub-relatórios pode ser uma boa alternativa.
O relatório deve dividir-se em diferentes partes indicadas abaixo.
É importante saber qual o TIPO DA REDAÇÃO a ser adotado para estabelecer o FOCO: exposição detalhada de um caso (DESCRIÇÃO) ou opinião e posicionamento - individual ou coletivo - diante de um assunto (DISSERTAÇÃO). Em seguida, verifique PARA QUEM se dirige a comunicação: um Conselho de profissionais, um diretor ou gerente, um colega com quem você tem mais amizade? De acordo com o destinatário escolhido, você vai precisar adotar um ESTILO adequado: protocolar, formal ou informal, sintético ou analítico.
Agora, pense efetivamente em que deseja comunicar: os principais pontos, os comentários significativos e os aspectos que podem auxiliar o destinatário a entender melhor o seu texto. Para estruturar melhor o que pretende escrever, use o esquema do jornalista: QUEM fez, O QUE fez, POR QUE fez, COMO fez, QUANDO fez e ONDE fez. Respondidas essas questões, redija a mensagem com COMEÇO, MEIO e FIM.
O COMEÇO tem de ser criativo e claro. Você precisa "prender" a atenção do leitor nas primeiras dez linhas para que ele se sinta motivado a continuar a leitura.
O MEIO tem de ser persuasivo para convencer o leitor a respeito do ponto de vista que você está desenvolvendo. Reúna fatos, estatísticas, gráficos e depoimentos para dar consistência ao seu relatório.
O FIM, assim como o COMEÇO, precisa ser marcante. No último parágrafo, faça um resumo do que foi escrito e encontre uma frase expressiva que possa representar bem a comunicação feita.
O número de páginas vai depender da profundidade necessária para tratar o assunto em pauta. Normalmente, quem escreve sabe QUANTO escrever.
Evite erros gramaticais, principalmente de concordância verbal e nominal (os mais comuns).
Fique atento também à cacofonia, que é a junção de duas palavras formando uma terceira de sentido ridículo (do tipo amá-la). Preste muita atenção na ordem das palavras para não mudar o sentido do que você quer dizer. Prefira a ordem direta (sujeito, predicado e complementos) para não confundir seus leitores.
Transmita o que interessa de fato, de forma coerente, sem gírias ou linguagem muito técnica, e com alto padrão de civilidade. Comunicar é fazer-se entender. Se atingir esse objetivo, você estará perto do sucesso.
Características do relatório:
Textos administrativos ou científicos que discorrem sobre acontecimentos relativos a negócios, organização empresarial ou pesquisa de caráter científico.
Existem 3 tipos de relatório:
Crítico_ descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida, a fim de dar a conhecer.
Síntese_ menos elaborado, referente a anteriores relatórios.
Formação_ mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.

Um relatório bem elaborado facilita a vida dos seus leitores.

O relatório deve conter:  Identificação do operador- nome do aluno ou dos alunos; identificação da turma.  Data  Introdução- deve indicar o objectivo do trabalho, qual o método utilizado; pode conter um resumo teórico do assunto sobre o qual se realizou a experiência.  Material- enumeração dos diversos tipos de material utilizado ( químico, físico e biológico ).  Reagentes/produtos- indicar o nome dos reagentes/ produtos e, no caso de soluções, também a respectiva concentração.  Procedimentos- deve indicar a descrição exata de como foi feita a experiência, numa sequência correta; pode ser incluído um esquema de montagem com a respectiva legenda.  Registo de observações - indicar o registo de todas as leituras e/ou observações efetuadas, podendo estas ser apresentadas sob a forma de tabelas.  Equações químicas (se existirem) - todas as reações químicas devem ser traduzidas em simbologia química.  Cálculos - devem ser apresentados todos os cálculos efetuados.  Conclusões - referem-se as dificuldades encontradas durante a realização da experiência; se os resultados obtidos coincidem com os resultados esperados (com base nos conhecimentos teóricos registados na introdução) e, tiram-se as respectivas conclusões); discutem-se os resultados obtidos.  Bibliografia - lista das publicações utilizadas, indicando, pela ordem referida, os seguintes elementos: identificação do autor (primeiro o apelido, em maiúsculas, e depois, os nomes); título da obra, editora; ano de edição; local de edição.

Discurso:

Deve manter diversas características no seu discurso, para se tornar um relatório distinto e apresentável: O seu discurso apresenta clareza, exatidão, concisão, pertinência, objetividade, estilo isso que vai sair direto e simples, utilização das 1ªs e 2ªs pessoas.
Todo e qualquer relatório deve ser pormenorizado destacando todos os aspectos importantes, para uma mais fácil absorção da ideia geral do relatório.

Fontes:

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTTO, Heloísa Liberalli (orgs.). Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros – Núcleo de São Paulo / Secretaria de Estado da Cultura – Departamento de Museus e Arquivos, 1996.
ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese - 14ª ed., São Paulo: Ed. Perspectiva, 1996.
EMBRAPA. Manual de Referenciação Bibliográfica da Embrapa[1]
FRANÇA, Júnia Lessa et alii. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
GARCIA, Mauricio. Normas para elaboração de dissertações e monografias. São Paulo: Universidade do Grande ABC, 2000.

Orçamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado.
Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa atravês da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.
Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.
O estudo do orçamento, segundo alguns autores, remonta à década de 1920. Na verdade, a gestão organizacional vem tendo saltos de qualidade desde a Revolução Industrial no Século XIX. Esta evolução na gestão proporcionou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo do orçamento tradicional. Surgiram então o Orçamento de Desempenho, o Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento (PPBS), o Orçamento Base Zero, o Orçamento-Programa, o Beyond Budgeting, o Rationalisation des Choix Budgetaires, dentre outras.
Entendem-se por despesa todos os gastos da pessoa ou organização que podem, inclusive, ser classificados de acordo com os fins a que se destinam. Receita é sinônimo dos provimentos recebidos, que também podem ser classificados basicamente em receitas patrimoniais (relativas a rendas geradas por propriedades), rendas extraordinárias (essencialmente oriundas de operações financeiras, como empréstimos a juros) e rendas tributárias, exclusivas de governos.
Os orçamentos estatais ou públicos são representações dos diversos gastos de um governo, que envolvem saúde, educação, transportes, segurança e defesa, essencialmente. Uma das principais funções do poder político é definir o orçamento a partir das receitas geradas pelos impostos e outras formas de arrecadação. Essa atribuição recai tanto sobre o poder executivo quanto sobre o poder legislativo, nas democracias: o executivo propõe e fiscaliza a execução do orçamento, e o legislativo analisa e aprova-o. No Brasil, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, o Chefe do Poder Executivo possui a competência de iniciar as leis que estabelecerão o Plano Plurianual (PPA), as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o orçamento (LOA). No Brasil, o órgão responsável pela elaboração e acompanhamento do orçamento público federal é a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Em Portugal, esse órgão é a Secretaria de Estado do Orçamento, do Ministério das Finanças.
A maioria dos estados também prevê mecanismos de fiscalização do orçamento público por parte do poder judiciário. O Brasil adotou o processo misto, onde o Executivo elabora o projeto de lei do orçamento, para posterior encaminhamento ao Legislativo, que o emenda e aprova-o. A própria Constituição Federal estabelece que cada Poder deve acompanhar e avaliar sua execução financeira, contábil, dentre outras, tendo o Legislativo a competência de exercer o Controle Externo das coisas públicas.
A parte do Direito que estuda as leis sobre orçamentos públicos é o Direito Fiscal ou Orçamentário, ramificação do Direito Financeiro.
Apesar de ser planejado com mais ou menos cuidado, um orçamento pode ser cumprido à risca, ou com sobras ou com falta de recursos planejados.

VISTORIAS TÉCNICAS E MEDIÇÕES PARA LAUDOS

EVITE DANOS NOS SEUS EQUIPAMENTOS


Lavoro, estudo e fun !  O tripé que sustenta! 



 

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Fossas Sépticas

Fossas Sépticas uma possível solução para quase todas as moradias brasileiras

20 anos ouvindo notícias sobre poluição em diversas partes dos estados brasileiros.
20 anos que resido em um imóvél, que não lança nenhuma gota de esgosto no Mar ou em algum rio.

Como acontecia antigamente, o uso das fossas sépticas pode resolver de uma vez por todas, a questão do lançamento irregular de esgoto a céu aberto ou lançamento de esgoto em rios e lagos.
#esgoto #engenharia #saúde #legislação #prefeituras #senadofederal #vereador #sabesp #poluição #agua #onu

Caso fosse criado uma lei, que obrigasse os moradores a fazerem a sua fossa, imagino que poderemos acabar com esse tipo de poluição.

Entretanto, o que vemos, é a construção de mais e mais moradias e prédios, em pequenos terrenos, concentrando dezenas de moradias consumidoras de água e geradoras de esgoto.

Quem paga essa conta? A quem interessa, que seja gerado esgoto para alguém tratá-lo?

Será que vamos ter que ver essa mesma situação no país nos próximos 20 anos? ... e nossos filhos e netos depois... também?!

https://br.linkedin.com/in/denis-ronaldo-pinto-63239667

domingo, 25 de dezembro de 2022

Consertar em vez de descartar

Estavam saindo de um porto na Austrália e o cabo de aço, de acionamento do leme do barco quebrou.
O barco entrou a deriva com um vento, que o afastava do porto.
E o capitão? ... o que fez ele?
Começou a chorar !!!
Assim começou uma história de uma intercambista alemã, que hospedei a alguns anos em casa, pelo Couchsurfing!
Foi uma das razões pelas quais, ela ficou interessada em fazer nosso treinamento de vela náutica básica. 
Acredito eu, que ela pode até ter tentado ajudar na ocasião, mas não sabia como fazer.
Hoje ela sabe!
Aprendeu conosco!
É assim que podemos resolver problemas. É quando estamos treinados, capacitados, habilitados para tal!
Sem conhecimento! Nada ou muito pouco pode-se fazer, como dizer: "precisa-se chamar um especialista".
Para enfrentar os desafios da vida, precisamos nos capacitar o máximo possível!
Pois! Não é sempre que temos recursos financeiros para tal, ou, podemos estar em um lugar aonde, ter dinheiro, não vai ajudar em nada!
Demorei um bom tempo, para ter sabedoria para entender que dinheiro é uma ferramenta, como outra qualquer.
Ter muito dinheiro, não significa ser uma pessoa rica, mais sim de muito mais responsabilidades (lembrar da palavra dos talentos).
Ele sendo uma ferramenta, também pode pesar sendo em grande quantidade e difícil de ser transportado como acontece como uma mala de ferramentas.
Acredito que muitas pessoas já passaram por essa experiência de carregar ferramentas pesadas e que no final nem precisaram ser usadas e só pesaram no transporte.
Acredito que para um país poder se desenvolver, ele deve ser como uma simples pessoa.
Seu crescimento precisa passa pela autosustentabilidade!
Ela significa que esse indivíduo (ou país) precisa fazer a lição de casa, aprendendo a lavar suas roupas, preparar sua refeição, etc. Se não, vai ficar como aquele filho mimado, que os pais levam de carro, porque tem medo que o filho perca o ônibus no ponto.
Um dia os pais se vão (morrem) e ele vai ser mais um peso para uma sociedade que precisa de indivíduos fortes, valentes, capacitados, destemidos, etc.
Acredito que para um país se desenvolver; ele deve ser autosustentável!
Para isso, ele deve aprender a lidar com o seu "lixo".
O "jogar" "fora"; até quando vai ser sustentável?
Enquanto não aprendermos a ser recicladores, não vamos ser autosustentáveis.
Assim, volto a dar a devida ênfase, a matéria que já escrevi, sobre: ... "ao invés de criarmos novos, vamos criar formas de fazer o que já temos, serem novos, novamente"...
Quero dizer que precisamos consertar mais, aproveitar mais, o que já temos!
Para isso, precisamos da Indústria de peças, ao invés da indústria de novos!
Com mais peças de reposição e mais treinamentos técnicos para reparos de bens, vamos gerar mais empregos, e vamos diminuir a produção de lixo, rejeitos,... vamos economizar recursos naturais, matérias-primas, energia, água, etc.
Resumindo:
Consertar em vez de descartar!
... também não poderia deixar de anexar o link desse vídeo... magnífico... sobre os verdadeiros guerreiros:
https://youtu.be/mv8XgymeTmk

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Comece sua obra economizando

Contrate seu engenheiro elétrico no início da obra, antes da terraplenagem.
Existem várias razões para esse procedimento. A primeira delas, é a de permitir a escolha do local para malha de aterramento do barracão da sua empresa , edifício residencial, posto de combustível ou mesmo do seu supermercado.
Essa malha e os cabos de conexões, se ficarem distantes do prédio principal, podem encarecer bastante sua obra.
Outra razão, é a possibilidade do aproveitamento da armadura do piso e colunas, serem usadas como parte integrante do sistema e terramento de elétrica e ou para-raios.
Para que isso aconteça, o engenheiro elétrico vai fazer as medições prévias de sondagem das resistências elétricas do solo (a 4 pontos) e também orientar os armadores das ferragens a e executar os fechamentos condutivos, para uma melhor performance do conjunto e ligações equipotenciais.
Esse trabalho é feito antes das concretagens, pois, somente assim, poderão ser instalados os rabichos e conectores elétricos, a serem usados posteriormente na execução da elétrica.
Enfim, podemos ficar aqui o dia todo falando sobre as vantagens do engenheiro elétrico começar a entrar na obra bem cedo, mas aguardamos sua consulta e assim poderemos assessorá-lo da melhor maneira do início ao fim de sua obra.
Até mais!!!

Fiscalizações do CREA SP

Fiscalizações do CREA SP continuam intensas.

Confira as áreas de atuação nos vídeos a seguir:

 

https://youtu.be/1gLMyWjl30M    CONDOMÍNIOS

 

https://youtu.be/VkqiMDPG46E     SUPERMERCADOS

 

https://youtu.be/PocTnfI2UIc     POSTOS DE COMBUSTÍVEL

 

Você já Consultou seu Engenheiro este Ano?

Evite Dores de Cabeça!

Para Litoral Norte +55 12  9 8121 4728  Whats

Limeira  19  9  9142  2269  Whats


quarta-feira, 9 de novembro de 2022

CATALISADORES DE NOVOS NEGÓCIOS

 CATALISADORES DE NOVOS NEGÓCIOS


Temos várias secretarias na administração de uma prefeitura...Uma secretaria de fiscalização, poderia funcionar como um “catalisador” de novos negócios nas cidades.

Um poste que está inclinado.
Uma tubulação enferrujada, prestes a estourar.
...

Lembro-me de um acontecimento em um prédio da cidade de São José dos Campos, nos anos 90. Era um final de tarde e eu aguardava o elevador no primeiro andar. Percebi que escorria água pela escada de emergência. Fiquei curioso e passei a seguir o fluxo que vinha de cada vez mais alto. Quando cheguei no penúltimo andar; vi que a água saia pela porta aberta da sala de um apartamento. Parei na entrada e passei a chamar pelos moradores. Uma senhora apareceu desesperada e me disse que seu marido estava tentando “estancar” um vazamento no banheiro.
Pedi permissão para ajudá-lo e entrei imediatamente. Quando cheguei ao banheiro; vi um homem com as mãos toda ensanguentada, tentando encaixar o manípulo botão de acionamento da válvula de descarga. A parte quase externa de encaixe aonde havia rosca, estava bastante cortante e cortou muito as mãos daquele senhor desesperado, que fazia muita força para cessar o vazamento, que era muito intenso, devido o diâmetro da tubulação da prumada.
Não existia um registro dentro do banheiro, que pudesse ser fechado, para a devida manutenção, que o homem tentava realizar. Naquele prédio, só existia um registro geral, para fechar a água daquela prumada de alimentação das válvulas hydra dos apartamentos.
Imediatamente, tive uma idéia de abrir todas as torneiras, e assim aliviar a pressão na válvula de descarga, para que fosse permitido voltar a rosquiar a tampa da válvula na sua sede.  Minha idéia deu certo! Ufa !!!
Essa narrativa me veio a mente, pois está relacionada com algo (de ruim), que está prestes a acontecer em um prédio, que acabei de fazer uma vistoria em outro sistema, que não tem nada a ver com hidráulica, mas que eu pude observar e alertar o síndico do referido prédio.
Assim, pensei... se eu posso fazer essa observação do que ocorre ao meu redor, ou posso “prever” coisas ruins que podem acontecer, e esse possível alerta, possa ajudar pessoas, famílias, bairros, cidades, estados, etc. Porque não, esse mesmo tipo de alerta, não poderia ser feito por algum tipo de secretaria de uma prefeitura, ou uma fiscalização por parte do corpo de bombeiros, ou por algum tipo de agência, através de fiscais.
Uma fiscalização, que pode ocorrer, Não para punir, ou cobrar multas, mais sim, para orientar pessoas, a fazerem as coisas de maneira correta, ou para corrigir o que já foi projetado ou danificado pelo tempo.
Essa “fiscalização”, funcionaria como um “anjo da guarda” ** para as pessoas, que poderiam economizar dinheiro, evitando acidentes e talvez até mesmo poupando vidas ou recursos públicos de hospitais, segurança, impostos, etc.
** Nota: ... " para evitar que um navio 😮😳... não derrube uma ponte😮😳... talvez fosse melhor um super-herói como um super-homem !!! 

Os Profissionais do Futuro (de Ontem, de Hoje e de Sempre) ... os que acordam cedo

Os Profissionais do Futuro (de Ontem, de Hoje e de Sempre) ... os que acordam cedo !!!


...mais do que nunca... as pessoas que contratam profissionais e serviços, estão observando seu comportamento!

Sempre foi assim, criaram novas ferramentas, treinamentos, recursos técnicos, escolas, ...mas quando há necessidade de uma pessoa para a realização de um determinado trabalho, aquela que demonstra um real interesse em realizá-lo, é aquela que dá o passo à frente, que acorda cedo, chega primeiro, pergunta, questiona, pesquisa, estuda, escuta a respeito do assunto, ... aquela que realmente se interessa pelo trabalho não espera chamar, mas ela vai em busca desse trabalho. Se não sabe responder a respeito, é humilde! Coloca-se à disposição para resolver o problema da forma que seja necessário, e pede ajuda também se for necessário.

Quando olhamos a história e encontramos realizações, observamos que na maioria delas, não haviam pessoas com muitos recursos disponíveis, nem mesmo conhecimento profundo à respeito. 

Encontramos pessoas realmente dispostas a realizar e que demonstravam aquilo, através dos seus atos!

Vamos continuam fazendo acontecer!

... quem sabe ... faz a hora... não espera acontecer!

 Profissionais do Futuro (de Ontem, de Hoje e de Sempre) ... os que acordam cedo !!!


.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

TOME BANHO NÃO TOME CHOQUE

 Kit prático para aterramento residencial.

É recomendado uma medição local, da resistência de aterramento, prévia e posterior a instalação do kit.



sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Cuidado com sua "Vap"

Se a sua conta de energia subiu inesperadamente e você está em dúvida sobre a causa, ou se a conta de consumo e o valor do total da conta, não fecham, leia essa postagem, pois, ela poderá esclarecer-lhe o que pode estar acontecendo.
Apelidada de wap, as lavadoras a jato de alta pressão, são muito usadas em residências, mas requerem uma especial atenção, ao seu consumo de energia e também pelos gastos adicionais, que sua carga indutiva (referente às características indutivas por conter um motor com enrolamento) podem causar na sua conta de energia.
Acontece que os medidores modernos fazem as medições de consumo de energia resistiva (provenientes de aquecedores, lâmpadas, chuveiro), bem fator (fp), que é de uma característica de motores elétricos. Isso quer dizer que, esse novo medidor de energia pode detectar, que você esteja usando motor com potência acima do declado e esperado pela características da rede elétrica disponível na sua rua.
Assim, caso você tenha por exemplo, sua residência alimentada por um "padrão de entrada" (aquela instalação que alimenta o medidor da concessionária de energia), declarado de forma que utilizará apenas motores até 1 CV (aproximadamente 735 W), evite utilizar equipamentos equipados com motores acima dessa potência, caso contrário, poderá ser multado e o valor da sua conta ficará alto.
Se você realmente precisar utilizar com frequência, equipamentos, que funcionam com motores de potência mais alta, uma readequação (pedido de aumento de demanda) do padrão de energia da concessionária, poderá evitar que você seja multado mensalmente.
Nos postos de atendimento das concessionárias de energia, você pode encontrar exemplos de "declaração de cargas" (lista de aparelhos e suas potências) que mais se assemelham às instalações de sua residência.
Vale lembrar, que não basta somente trocar os disjuntores por potência maior, mas sim verificar também se a fiação das instalações serão adequadas.
Consulte sempre que puder, um engenheiro elétrico, para fazer uma vistoria nas suas instalações, pois, é certo que investir em projetos, cálculos, enfim ...em engenharia, significa, evitar desperdícios,  economia de manutenções desnecessárias, além de preservar a segurança de sua propriedade e família.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

FIO ELÉTRICO PLÁSTICO

 Fio plástico que pode ser fabricado à partir de material reciclado.

A exposição no percurso entre os postes até a alimentação das luminárias públicas ou semáforos, não será um atrativo para roubos, uma vez que não terá valor comercial, por não conter cobre ou alumínio.

Os transformadores podem ser "fundidos" em concreto no interior dos postes.

“Ilustração” ou antecedentes  (coisa do outro muuuuuunnndo ....  Buuuuu J)

Certa vez eu estava instalando algumas caixas acústicas nas dependências de uma grande escola e usava da técnica de distribuição sonora através de “Trafos de Linha”, que se trata da utilização de transformadores, que elevam a impedância da linha externa, aonde são conectadas os alto-falantes das caixas acústicas.

Essa técnica, permite a conexão a longas distâncias, sem que haja perda de energia (ou o mínimo de perda), nos cabos de distribuição. Desta forma, não é necessário a utilização de grandes amplificadores de som ou mesmo o gasto excessivo de energia elétrica, assim como os fios utilizados não precisam ter uma bitola muito grande, economizando-se cobre.

Nessa ocasião, aconteceu uma coisa muito interessante, que foi uma caixa acústica produzir som em minhas mãos, enquanto eu me aproximava do local no alto para sua fixação, usando de uma escada, antes mesmo que ela fosse conectada no seu referido trafo de linha.

PS: Inclusive, nesse tipo de alimentação de cargas, sugere-se o desenvolvimento de luminárias (e ou lâmpadas) e semáforos, compatíveis com a tensão mais elevada e com corrente limitada.





sexta-feira, 8 de julho de 2022

Being a muratore "Life engineer"

 Diante da primeira dificuldade, você quem decide sobre o resultado, através da forma do “agir”.

Escutamos falar do aparecimento do desemprego ou do desempregado, entretanto, quando uma empresa de engenharia, fica, sem fazer uma venda; à partir desse momento é criado desemprego e pelo menos um desempregado, o próprio dono do negócio. Aprenda a ser pedreiro também!


Recentemente tive que substituir uma antiga janela de uma antiga casa. Após fazer várias buscas por soluções, verifiquei que o formato da mesma não era mais padrão, assim optei por instalar uma janela sob medida.

Todos os fornecedores ofereceram a mesma solução. Disseram que “arrancariam tudo” e instalariam a nova no local.

O interessante dessa narrativa, foi, que nenhum deles, sequer perguntou como era a parede, ou se interessou por ela, solicitando fazer uma visita no local.

No local da obra, com um pouco de experiência (ou não, assim poderiam optar por fazer alguma sondagem), constatariam (ou não...), que se “arrancassem” toda a velha esquadria, a parede sobre ela, iria desabar.

O que acontece, é que na época da construção, as antigas esquadrias de madeira (batentes), eram usados como parte estrutural, na referida parede. No assentamento dos tijolos, na maioria dos casos não se utilizavam cimento.

Diante do exposto, fica evidente, que: ...a instalação da nova janela seria um “desastre declarado”, pois a nova janela seria de alumínio.

Achei esse “case” muito interessante para passar adiante, principalmente porquê, minha filha mais nova e minha neta mais velha, serão engenheiras 🤗, e também espero que sejam construtoras das suas próprias vidas. Através dele, pode-se concluir, que são necessários vários procedimentos para a elaboração do memorial descritivo da obra, orçamento dos serviços/materiais/custos/, planejamento da execução das instalações, etc.., etc...


segunda-feira, 27 de junho de 2022

Ponto de Inflexão

Para uma reflexão... o título: Ponto de inflexão !


Em cálculo diferencial, um ponto de inflexão ou simplesmente inflexão, é um ponto sobre uma curva na qual a curvatura troca o sinal. A curva muda de ter curvatura côncava para cima para concavidade para baixo, ou vice-versa. Wikipédia

O que é ponto de inflexão na vida?
O ponto de inflexão é o momento em que uma decisão que tomamos pode fazer nossa vida pode mudar totalmente de rumo.

Vendo a situação da falta de componentes eletrônicos, tudo indicando ter sido provocada pela pandemia. Fico pensando como ficaria nosso mundo "desenvolvido" com alguma outra pandemia ou algum evento mundial que causasse um estrago um pouco maior!!!

Com certeza voltaríamos a uma situação semelhante meados de 1900 ou pior!

Diante desse atual quadro; não seria mais prudente se pensar em um "Ponto de Infexão" no nível de "informatização", "robotização", "internetização"... das coisas ???

Afinal, somos seres inteligentes ou não?
Vamos continuar serenos dentro dessa "máquina moedora de carne" ou debaixo desse "rolo compressor".

Será essa herança tecnológica, que desejamos deixar para nossos filhos e netos, lembrarem de nós?

Junho 2022

quinta-feira, 9 de junho de 2022

IDENTIFICAÇÃO DO ENGENHEIRO / RESPONSÁVEL TÉCNICO / ART

 Os canais do CREA SP, que podem ser acessados para a confirmação da identificação do engenheiro, são os seguintes:

Site do CREA SP:    www.creasp.org.br

0800:   0800 017 18 11

https://creanet1.creasp.org.br/    para consulta pública



OU CONSULTAR PELA  ART


Por que contratar um profissional registrado


...e também uma Empresa que possua um Engenheiro que responda tecnicamente por ela!!!

https://www.confea.org.br/sociedade/por-que-contratar-um-profissional-registrado

Quando o Confea/Crea registra um profissional ou emite uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, ele está atestando que aquele profissional está apto a realizar obras com a melhor técnica, provendo bem-estar à sociedade. Quando o profissional é registrado, ele está submetido às regras do Sistema Confea/Crea, que estão em consonância com o Código de Ética Profissional. Ser registrado significa que o órgão regulador, Confea/Crea, habilitou aquele profissional para trabalhar na área. Sem o registro, o profissional não consegue emitir a ART.



Empresa

https://www.creasp.org.br/perguntas-frequentes/empresa/


De acordo com aLei Federal nº 5.194/66 , Art. 59 “As firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral, que se organizem para executar obras ou serviços relacionados na forma estabelecida nesta Lei, só poderão iniciar suas atividades depois de promoverem o competente registro nos Conselhos Regionais, bem como o dos profissionais do seu quadro técnico.” Ainda, de acordo com a  Resolução nº 1121/19 Art. 3º “O registro é obrigatório para a pessoa jurídica que possua atividade básica ou que execute efetivamente serviços para terceiros envolvendo o exercício de profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea.”



sábado, 4 de junho de 2022

ECO 92 RJ

 ECO 92 RJ  (...eu estive lá :)  ... aonde se produziu a "Agenda 21"

... conheça um pouco do que foi produzido:

Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada entre os dias 3 e 14 de junho de 1992

Sumário do Documento

Resumo do Documento Agenda 21
da Conferência das Nações Unidas
sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

CAPÍTULO 1Preâmbulo

Seção I - DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS


CAPÍTULO 2
Cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento e políticas internas correlatadas
  • Promoção do Desenvolvimento Sustentável por meio do comércio
  • Estabelecimento de um apoio recíproco entre comércio e meio ambiente
  • Oferta de recursos financeiros suficientes aos países em desenvolvimento
  • Estímulo a políticas econômicas favoráveis ao Desenvolvimento Sustentável.
CAPÍTULO 3
Combate à pobreza
  • Capacitação dos pobres para a obtenção de meios de subsistência sustentáveis.
CAPÍTULO 4
Mudança dos padrões de consumo
  • Exame dos padrões insustentáveis de produção e consumo
  • Desenvolvimento de políticas e estratégias nacionais para estimular mudanças nos padrões insustentáveis de consumo.
CAPÍTULO 5
Dinâmica demográfica e sustentabilidade
  • Desenvolvimento e difusão de conhecimentos sobre os vínculos entre tendências e fatores demográficos e Desenvolvimento Sustentável.
  • Formulação de políticas nacionais integradas para meio ambiente e desenvolvimento, levando em conta tendências e fatores demográficos.
  • Implementação de programas integrados de meio ambiente e desenvolvimento no plano local, levando em conta tendências e fatores demográficos.
CAPÍTULO 6
Proteção e promoção das condições da saúde humana
  • Satisfação das necessidades de atendimento primário da saúde, especialmente nas zonas rurais.
  • Controle das moléstias contagiosas.
  • Proteção dos grupos vulneráveis.
  • O desafio da saúde urbana.
  • Redução dos riscos para a saúde decorrentes da poluição e dos perigos ambientais.
CAPÍTULO 7
Promoção do Desenvolvimento Sustentável dos assentamentos humanos
  • Oferecer a todos habitação adequada
  • Aperfeiçoar o manejo dos assentamentos humanos
  • Promover o planejamento e o manejo sustentáveis do uso da terra.
  • Promover a existência integrada de infra-estrutura ambiental: água, saneamento, drenagem e manejo de resíduos sólidos.
  • Promover sistemas sustentáveis de energia e transporte nos assentamentos humanos.
  • Promover o planejamento e o manejo dos assentamentos humanos localizados em áreas sujeitas a desastres.
  • Promover atividades sustentáveis na indústria da construção.
  • Promover o desenvolvimento dos recursos humanos e da capacitação institucional e técnica para o avanço dos assentamentos humanos.
CAPÍTULO 8
Integração entre meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decisões
  • Integração entre meio ambiente e desenvolvimento nos planos político, de planejamento e de manejo.
  • Criação de uma estrutura legal e regulamentadora eficaz.
  • Utilização eficaz de instrumentos econômicos e de incentivos de mercado e outros.
  • Estabelecimento de sistemas de contabilidade ambiental e econômica integrada.

Seção II - CONSERVAÇÃO E GESTÃO DOS RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO


CAPÍTULO 9
Proteção da atmosfera
  • Consideração das incertezas: aperfeiçoamento da base científica para a tomada de decisões.
  • Promoção do Desenvolvimento Sustentável.
  • Prevenção da destruição do ozônio estratosférico.
  • Poluição atmosférica transfronteiriça.
CAPÍTULO 10
Abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres
  • Abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres.
CAPÍTULO 11
Combate ao desflorestamento
  • Manutenção dos múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, terras florestais e regiões de mata.
  • Aumento de proteção, do manejo sustentável a da conservação de todas as florestas e provisão de cobertura vegetal para as áreas degradadas por meio de reabilitação, florestamento e reflorestamento, bem como de outras técnicas de reabilitação.
  • Promoção de métodos eficazes de aproveitamento e avaliação para restaurar plenamente o valor dos bens e serviços proporcionados por florestas, áreas florestais e áreas arborizadas.
  • Estabelecimento e/ou fortalecimento das capacidades de planejamento, avaliação e acompanhamento de programas, projetos e atividades da área florestal, ou conexos, inclusive comércio e operações comerciais.
CAPÍTULO 12
Manejo de ecossitemas frágeis: a luta contra a desertificação e a seca
  • Fortalecimento da base de conhecimentos e desenvolvimento de sistemas de informação e monitoramento para regiões propensas à desertificação e seca, sem esquecer os aspectos econômicos e sociais desses ecossistemas.
  • Combate à degradação do solo por meio, inter. alia, da intensificação das atividades de conservação do solo, florestamento e reflorestamento.
  • Desenvolvimento e fortalecimento de programas de desenvolvimento integrado para a erradicação da pobreza e a promoção de sistemas alternativos de subsistência em áreas propensas à desertificação.
  • Desenvolvimento de programas abrangentes de antidesertificação e sua integração aos planos nacionais de desenvolvimento e ao planejamento ambiental nacional.
  • Desenvolvimento de planos abrangentes de preparação para a seca e de esquemas para a mitigação dos resultados da seca, que incluam dispositivos de auto-ajuda para as áreas propensas à seca e preparem programas voltados para enfrentar o problema dos refugiados ambientais.
  • Estímulo e promoção da participação popular e da educação sobre a questão do meio ambiente centrados no controle da desertificação e no manejo dos efeitos da seca.
CAPÍTULO 13
Gerenciamento de ecossitemas frágeis: Desenvolvimento Sustentável das montanhas
  • Geração e fortalecimento dos conhecimentos relativos à ecologia e ao Desenvolvimento Sustentável dos ecossistemas das montanhas.
  • Promoção do desenvolvimento integrado das bacias hidrográficas e de meios alternativos de subsistência.
CAPÍTULO 14
Promoção do desenvolvimento rural e agrícola sustentável
  • Revisão, planejamento e programação integrada da política agrícola à luz do aspecto multifuncional da agricultura em especial no que diz respeito à segurança alimentar e ao Desenvolvimento Sustentável.
  • Obtenção da participação popular e promoção do desenvolvimento de recursos humanos para a agricultura sustentável.
  • Melhora na produção agrícola e dos sistemas de cultivo por meio da diversificação do emprego não-agrícola e do desenvolvimento da infra-estrutura.
CAPÍTULO 15
Conservação da Diversidade Biológica
  • Conservação da diversidade biológica.
CAPÍTULO 16
Manejo ambientalmente saudável da biotecnologia
  • Aumento da disponibilidade de alimentos, forragens e matérias-primas renováveis.
  • Melhoria da saúde humana.
  • Aumento da proteção do meio ambiente.
  • Aumento da segurança e desenvolvimento de macanismos de cooperação internacional.
  • Estabelecimento de mecanismos de capacitação para o desenvolvimento e a aplicação ambientalmente saudável de biotecnologia.
CAPÍTULO 17
Proteção de oceanos, de todos os tipos de mares - inclusive mares fechados e semifechados - e das zonas costeiras e proteção. Uso racional e desenvolvimento de seus recursos vivos
  • Gerenciamento integrado e desenvolvimento sustentável das zonas costeiras, inclusive zonas econômicas exclusivas.
  • Proteção do meio ambiente marinho.
  • Uso sustentável e conservação dos recursos marinhos vivos de alto mar.
  • Uso sustentável e conservação dos recursos marinhos vivos sob jurisdição nacional.
  • Análise de incertezas críticas para o manejo do meio ambiente marinho e mudança do clima.
  • Fortalecimento da cooperação e da coordenação no plano internacional, inclusive regional.
  • Desenvolvimento sustentável das pequenas ilhas.
CAPÍTULO 18
Proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos: aplicação de critérios integrados no desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hídricos
  • Desenvolvimento e manejo integrado dos recursos hídricos.
  • Avaliação dos recursos hídricos.
  • Proteção dos recursos hídricos, da qualidade da água e dos ecossistemas aquáticos.
  • Abastecimento de água potável e saneamento.
  • Água e desenvolvimento urbano sustentável.
  • Água para produção sustentável de alimentos e desenvolvimento rural sustentável.
  • Impactos da mudança do clima sobre os recursos hídricos.
CAPÍTULO 19
Manejo ecologicamente saudável das substâncias químicas tóxicas, incluída a prevenção do tráfico internacional ilegal dos produtos tóxicos e perigosos
  • Expansão e aceleração da avaliação internacional dos riscos químicos.
  • Harmonização da classificação e da rotulagem dos produtos químicos.
  • Intercâmbio de informações sobre os produtos químicos tóxicos e os riscos químicos.
  • Implantação de programas de redução dos riscos.
  • Fortalecimento das capacidades e potenciais nacionais para o manejo dos produtos químicos.
  • Prevenção do tráfico internacional ilegal dos produtos tóxicos e perigosos.
CAPÍTULO 20
Manejo ambientalmente saudável dos resíduos perigosos. Incluindo a prevenção do tráfico internacional ilícito de resíduos perigosos
  • Promoção da prevenção e redução ao mínimo dos resíduos perigosos.
  • Promoção do fortalecimento da capacidade institucional do manejo de resíduos perigosos.
  • Promoção e fortalecimento da cooperação internacional para o manejo dos movimentos transfronteriços de resíduos perigosos.
  • Prevenção do tráfico internacional ilícito de resíduos perigosos.
CAPÍTULO 21
Manejo ambientalmente saudável dos resíduos sólidos e questões relacionadas com esgotos
  • Proteção da qualidade e da oferta dos recursos de água doce (18)
  • Promoção do desenvolvimento sustentável dos estabelecimentos humanos (7)
  • Proteção e promoção da salubridade (6)
  • Mudança dos padrões de consumo (4)
CAPÍTULO 22
Manejo seguro e ambientalmente saudável dos resíduos radioativos
  • Promoção do manejo seguro e ambientalmente saudável dos resíduos radioativos.

Seção III - FORTALECIMENTO DO PAPEL DOS GRUPOS PRINCIPAIS


CAPÍTULO 23Preâmbulo
CAPÍTULO 24Ação mundial pela mulher, com vistas a um desenvolvimento sustentável eqüitativo
CAPÍTULO 25A infância e a juventude no desenvolvimento sustentável
  • Promoção do papel da juventude e de sua participação ativa na proteção do meio ambiente e no fomento do desenvolvimento econômico e social.
  • A criança no desenvolvimento sustentável.
CAPÍTULO 26Reconhecimento e fortalecimento do papel das populações indígenas e suas comunidades
CAPÍTULO 27Fortalecimento do papel das Organizações Não-Governamentais: parceiros para um Desenvolvimento Sustentável
CAPÍTULO 28Iniciativas das autoridades locais em apoio à Agenda 21
CAPÍTULO 29Fortalecimento do papel dos trabalhadores e de seus sindicatos
CAPÍTULO 30Fortalecimento do papel do comércio e da indústria
  • Promoção de uma produção mais limpa.
  • Promoção da responsabilidade empresarial.
CAPÍTULO 31A comunidade científica e tecnológica
  • Melhoria da comunicação e cooperação entre a comunidade científica e tecnológica, os responsáveis por decisões e o público.
  • Promoção de códigos de conduta e diretrizes relacionados com ciência e tecnologia.
CAPÍTULO 32Fortalecimento do papel dos agricultores

Seção IV - MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO


CAPÍTULO 33Recursos e mecanismos de financiamento
CAPÍTULO 34Transferência de tecnologia ambientalmente saudável, cooperação e fortalecimento institucional
CAPÍTULO 35A ciência para o Desenvolvimento Sustentável
  • Fortalecimento da base científica para o manejo sustentável.
  • Aumento do conhecimento científico.
  • Melhora da avaliação científica de longo prazo.
  • Aumento das capacidades e potenciais científicos.
CAPÍTULO 36Promoção do ensino, da conscientização e do treinamento
  • Reorientação do ensino no sentido do Desenvolvimento Sustentável
  • Aumento da consciência pública.
CAPÍTULO 37Mecanismos nacionais e cooperação internacional para fortalecimento institucional nos países em desenvolvimento
CAPÍTULO 38Arranjos institucionais internacionais
CAPÍTULO 39Instrumentos e mecanismos jurídicos internacionais
CAPÍTULO 40Informação para a tomada de decisões
  • Redução das diferenças em matérias de dados.
  • Aperfeiçoamento da disponibilidade da informação.