sábado, 9 de março de 2019

O ENGENHEIRO RESPONDE


O Sr. X, proprietário de uma pousada, situada em Ubatuba; pergunta sobre quais os benefícios de nomear-se um engenheiro, para responder tecnicamente por uma obra de construção, ou reforma, ou manutenção ou adequação de um prédio.

Respondendo a pergunta da Sra. X, que pediu para não ser indentificada; informamos que alguns dos benefícios, que ela poderá ter, quando for assessorada por um engenheiro, será por exemplo a economia de materiais em uma obra, através de cálculos estruturais, ensaios de solo e sondagens, que porventura sejam realizados, antes da compra dos materiais e início dos serviços.

São frequentes as notícias de lajes que desabam ou de prédios que se inclinam, devido a falta de estudo e projetos adequados.

O que acontece, é que se antes das obras foi nomeado um responsável técnico, o proprietário poderá responsabilizá-lo e o mesmo engenheiro deverá ser responsabilizado pelos prejuízos, civil e criminalmente se for o caso.

Infelizmente os próprios proprietários, na maioria dos casos, valorizam somente a assinatura dos engenheiros, para conseguirem as liberações de suas obras, junto às prefeituras.
Esquecem das importantes orientações técnicas, que podem ser repassadas aos executores, sobre os procedimentos de segurança das normas tais como NR 18, NR 10, etc., que podem evitar acidentes de trabalho e eventuais ações trabalhistas contra o proprietário da obra.

Aproveitando a oportunidade de elaborar esta resposta, para a nossa querida leitora; comentamos também um recente questionamento semelhante:
Questionado pôr um vizinho, sobre a razão de estarmos reformando as instalações elétricas de uma determinada casa, que é alugada na temporada, aonde foi inserido o fio verde de terra, para ser conectado nas novas tomadas. Informamos que o procedimento fora executado, para atender às novas exigências da legislação vigente. Mais ainda, esta medida de regularização das instalações elétricas, poderá também evitar a ocorrência de algum acidente com algum hóspede, que por ventura, se hospede na referida casa, e que até pode vir a acionar o proprietário na Justiça.

Muitos AVCs (acidentes vasculares) ocorrem durante o banho de pessoas e às vezes são causados ou confundidos com a falta de aterramento adequado no chuveiro.

Oportunamente em nossa secção "O Engenheiro Responde", apresentaremos como é um Laudo de Instalações Elétricas, o que ele contempla?, sua finalidade?, quem pode elaborá-lo?, as medições envolvidas?,... como é o caso de uma medição de resistência de aterramento, para verificar-se o valor máximo de resistência de aterramento no chuveiro, de forma que ele realmente funcione, e evite acidentes, etc.

Esperamos poder tê-la atendido, através destas poucas linhas, e estamos à sua disposição para dirimir qualquer outra dúvida da estimada leitora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário